Home / Notícias / Dia Mundial da Saúde é comemorado em Altamira com ações preventivas.

Dia Mundial da Saúde é comemorado em Altamira com ações preventivas.

No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde e o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou a Semana da Saúde com ações itinerante de prevenção, vacinação e orientação às pessoas interessadas que estavam no centro comercial. A programação aconteceu no período 04 a 06, teve como objetivo prevenir diabetes, hipertensão e eliminar filas nos postos que estão sendo muito procurado devido aos inúmeros casos de febre amarela registrados no Brasil. Na ocasião, foram distribuídas vacinas contra febre amarela, HPV, hepatite, tríplice viral e antitetânica.

Durante a programação, os Auxiliares e Técnicos do setor Educação e Saúde verificaram a taxa de glicose no sangue; aferiram pressão arterial e caso confirmasse alguma alteração, os mesmos são encaminhados para os postos de saúde mais próximo para acompanhamento médico. “Está ação visa complementar as campanhas de vacinação realizadas nos postos. Atendendo as pessoas que não tem tempo para ir ao posto, assim aproveitam para realizar os exames“, explica a Auxiliar de Enfermagem Jaqueline Umbuzeiro.

A Técnica de enfermagem Maria Soledade, comenta “Orientar e estimular a população com distribuição de panfletos informativos sobre: 10 passos para uma alimentação saudável. O que é a diabetes? Combate mosquito transmissor de doenças. Como tratar a hipertensão? É uma forma conscientizar e prevenir doenças”.

Esta ação atendeu cerca de 80 pessoas em cada dia, somando mais de 200 assistenciados entre adolescentes e adultos.

Para o agricultor Nonato Lopes, ações como esta devem continuar, pois facilitam o atendimento dos moradores das regiões mais afastadas. “Estava no centro para resolver uma situação e quando percebi o movimento, me aproximei a tomei as vacinas que faltavam”, agradeceu Lopes.

A população interessada em tomar as vacinas, pode procurar quaisquer postos de saúde do município. Lembrando ainda, quem irá viajar precisa se vacinar 10 dias antes da viajam, pois considera-se uma janela imunológica de até 10 dias para algumas vacinas.

FOTO1

Prefeitura de Altamira presta contas do 1º quadrimestre de 2017

A Prefeitura de Altamira, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal realizou na noite de sexta-feira …