Home / Notícias / Terapia no Xingu leva pacientes para orla desde às 6h30 desta terça

Terapia no Xingu leva pacientes para orla desde às 6h30 desta terça

9217a512-5e21-4c61-af98-658a1496d485

A ação inédita é da secretaria de saúde de Altamira através do Hospital Municipal em parceria com o nono grupamento de bombeiros militares de Altamira no sudoeste do Pará, o trabalho é para estimular pacientes com paralisia cerebral a se mexer, melhorar auto-estima, sair da unidade hospitalar ou de casa e “curtir” uma aula de hidroterapia nas águas do Rio Xingu. Os pacientes ainda ganham um brinde mais que especial, o carinho e abraços dos profissionais dedicados a cada movimento dos pacientes.

Médicos e enfermeiros acompanharam de perto os trabalhos desenvolvidos, e os pacientes comemoram o empenho de um verdadeiro batalhão de profissionais que estão envolvidos no projeto. São cerca de 70 pessoas atendidas pelo programa “Melhor em Casa” a proposta é do Governo Federal e desenvolvida pela secretaria de saúde de Altamira, uma ação digna de investimentos e atenção aos pacientes.

“Essa é uma forma de desafogar os leitos hospitalares, bem como quebrar a rotina desses pacientes que ficam apenas em casa ou na unidade hospitalar, para nós isso pode ser apenas um gesto, um banho de rio, mas para eles essa manhã é mais que especial” disse Olailton Carvalho

8eb91b0f-31e4-4f7c-8ac1-ac81f0f02650

O programa “Melhor em Casa”

Melhor em Casa – Serviço de Atenção Domiciliar
O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Por: Felype Adms

Sobre Madson Rabelo

Além disso, verifique

DSC_8531

Entrega de Título e Legitimação de Posse continua em Altamira.

O Projeto Chão Legal é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Altamira que teve inicio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *