Secretaria Municipal de Administração e Finanças – SEMAF

Secretário: Justino da Silva Bequiman
Horário de Atendimento: 08h às 14h – Segunda a Sexta-feira
Endereço: Bairro Sudam I, rua Otaviano Santos, nº 2288
Telefone: (93) 3515-3476
E-mail: semad@altamira.pa.gov.br / pmasemad2017@gmail.com

Missão

Fazer a gestão orçamentária e financeira do Município de Altamira em conformidade com os Princípios da Administração Pública, administrando as receitas públicas municipais com justiça fiscal e transparência.

Competências

A SEMAF, órgão da Administração direta subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo. É dotada de autonomia administrativa, orçamentária e financeira.

Compete à Secretaria

  • Melhorar a eficiência na arrecadação, utilizando plenamente o potencial arrecadatório do Município;
  • Formular diretrizes e executar as atividades de lançamento, arrecadação e fiscalização dos tributos municipais;
  • Estimular a equidade horizontal e vertical da política tributária local, sempre tendo em vista o princípio constitucional da capacidade contributiva;
  • Executar a política de controle interno do Município através da normatização dos procedimentos, acompanhamento da gestão e realização de auditorias;
  • Participar do processo de planejamento e acompanhar a elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual;
  • Proceder ao registro contábil da administração financeira, patrimonial e orçamentária do Município;
  • Aperfeiçoar, juntamente com a Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica – DPGE, os sistemas de informação tributária e financeira;
  • Estimular a prática e a consciência da cidadania tributária;
  • Promover a inclusão social, através da educação fiscal e divulgação de informações;
  • Atuar no controle interno e favorecer o controle externo das atividades da Administração Pública Municipal, na sua esfera de competência;
  • Articular-se com órgãos e entidades federais, estaduais e de outros municípios com vistas à melhor realização dos seus objetivos.

TESOURARIA

  • Controlar entrada e saída de recursos.
  • Efetuar pagamentos que sejam de interesse e obrigação do poder público.

Endereço: Rua Otaviano Santos, nº 2288
Horário de atendimento: 08h às 14h
Contato telefônico: (93) 3515-1845
E-mail: tesouraria@altamira.pa.gov.br

CONTABILIDADE

  • Lançar no sistema todas as despesas e receitas públicas.
  • Fazer prestação de contas quadrimestralmente.
  • Analisar o orçamento conforme receita e despesa.
  • Organizar e arquivar documentações contábeis.

Endereço: Rua Otaviano Santos, nº 2288
Horário de atendimento: 08h às 14h
Contato telefônico: (93) 3515-1835
E-mail: contabilidade@altamira.pa.gov.br

DIVISÃO DE FISCALIZAÇÃO FAZENDÁRIA

  • Emitir notas fiscais avulsas, alvará de funcionamento e localização.
  • Cobranças.
  • Cadastrar empresas pessoas físicas e jurídicas.
  • Fiscalização fazendária em comércios.
  • Assessorar o Chefe do Poder Executivo em assuntos relativos à sua área de atuação.

Endereço: Rua Otaviano Santos, nº 2288
Horário de atendimento: 08h às 14h
Contato telefônico: (93) 3515-1845

SETOR DE FISCALIZAÇÃO:

  • Licenciamento de Empresas ou Processos de Fiscalização

Contato telefônico: (93) 98412-7690

SETOR DE CADASTRO:

  • Informações sobre: ITBI, IPTU, ISS (FIXO, VARIÁVEL E DE OBRAS)
  • Processos Administrativos (Cancelamento de Notas, Vistorias, Pareceres Fiscais, etc

Contato telefônico: (93) 98412-7690

Acessibilidade