Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR

Secretária: Eliana Socorro Couto Gonçalves

Horário de Atendimento: 08h às 18h

Endereço: Avenida João Pessoa, S/N – bairro Centro, CEP 68371-040 Altamira – Pará.

Instagram: https://www.instagram.com/semtur.altamira/

E-mail: semturaltamira@gmail.com

COMPETÊNCIAS:

Coordenar, dirigir, articular, institucionalmente e supervisionar as atividades de planejamento e execução da Política Municipal de Turismo.

OBJETIVO GERAL:

Consolidar Altamira, até 2028, através do planejamento, como forte destinação do segmento de turismo de aventura no Estado.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

– “VENDER” a marca Xingu e estabelecer a liderança do município da região.
– Fortalecer e consolidar a Marca Xingu, em nível de Brasil e principalmente no exterior, fazendo que o Xingu seja a primeira opção do turista quando ele pensar em turismo na Amazônia;
– Implantar e garantir políticas públicas que promovam, incrementem e fomentem o turismo;
– Apoiar ações de promoções realizadas fora do município, como forma de atrair e desenvolver o turismo local.

VISÃO:

Atuar para que Altamira seja uma destinação turística estadual, consolidada, no segmento de turismo de natureza, até 2028.

MISSÃO:

Ser protagonista do turismo sustentável em Altamira e região como atividade transformadora, de inclusão e, de desenvolvimento econômico e social.

VALORES:

Os princípios que orientam o relacionamento da SEMTUR com seus públicos: interno e externo são:
Da sustentabilidade — usar de forma sustentável os equipamentos e recursos destinados à SEMTUR.
Da economicidade — buscar a obtenção dos resultados esperados com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos.

Do planejamento — acompanhar e avaliar as mudanças do ambiente interno e externo identificando as dificuldades, potencialidades e ameaças para consolidação do turismo no município.
Da eficácia na gestão — buscar a alta performance na condução das atividades da SEMTUR.
Da ética — identificar e fixar comportamentos básicos para diminuir o nível de conflito dentro dos diversos setores da sociedade.
Do respeito as múltiplas culturas locais — valorizar a cultura local através de seus saberes, conhecimentos e especificidades como elemento principal dos produtos turísticos de Altamira.

ÁREAS ESTRATÉGICAS:

Produtos Turísticos, Políticas para o Turismo, Gestão Administrativa e Financeira, Promoção.