A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará, realizou nesta terça-feira (15) o 1º Encontro de Saúde Bucal da Região do Xingu. A programação ocorreu no Centro de Convenções e Cursos de Altamira e reuniu gestores e profissionais da área.
Realizado pela primeira vez, o encontro promoveu a integração entre municípios da região e representantes das esferas federal, estadual e municipal, com debates sobre políticas públicas, indicadores, gestão e experiências desenvolvidas nos serviços de Saúde Bucal.
A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, destacou que a realização do encontro em Altamira representa um avanço para a discussão das políticas voltadas ao setor na região do Xingu.
“Hoje é um divisor de águas para a região, não apenas para Altamira, mas para todos os municípios do Xingu. Estamos trazendo o Ministério da Saúde para discutir, debater e construir juntos os rumos da Saúde Bucal na região. Vamos conhecer experiências exitosas, trocar conhecimentos e construir políticas públicas voltadas à Saúde Bucal”, afirmou.
Integração entre municípios
A programação também contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, que compartilharam experiências relacionadas à gestão e à Política Nacional de Atenção Básica.
Renato Chican, da assessoria do Ministério da Saúde, ressaltou a importância da troca de experiências entre os diferentes níveis de gestão.“Estamos em Altamira, na região do Xingu, para colaborar com este encontro de saúde. Nosso objetivo é compartilhar experiências sobre a gestão nos municípios e trazer as vivências acumuladas no acompanhamento da Política Nacional de Atenção Básica em todo o território nacional”, explicou.
Durante o encontro, os participantes também conheceram experiências exitosas em Saúde Bucal, com apresentação de iniciativas desenvolvidas nos serviços. A proposta foi ampliar a troca de conhecimentos e permitir que práticas adotadas pelos municípios fossem compartilhadas entre gestores e profissionais.
Para o coordenador de Saúde Bucal de Altamira, Rafael Carvalho, a presença de representantes das três esferas de governo contribui para aproximar os profissionais responsáveis pela execução das políticas públicas. “Essa integração entre as esferas federal, estadual e municipal é fundamental. O encontro nos permite discutir de forma direta e presencial os indicadores de desempenho com gestores e profissionais da área. Estar aqui facilita o diálogo, a troca de informações e o alinhamento necessário para a implementação efetiva das políticas de saúde”, destacou.
A primeira edição do encontro também abriu espaço para discutir os desafios da assistência odontológica na região do Xingu, o trabalho desenvolvido pelas equipes e estratégias para ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população.
Com a iniciativa, Altamira recebeu profissionais e gestores para um dia de debates e compartilhamento de experiências, fortalecendo a articulação regional e a construção conjunta de ações voltadas à Saúde Bucal.








