Semana do Bebê 2026 mobiliza Altamira com ações de cuidado e valorização da primeira infância

0

Programação será realizada de 21 a 25 de setembro e reunirá atividades de saúde, educação, assistência social, cidadania, prevenção e fortalecimento dos vínculos familiares.

A Prefeitura de Altamira realiza, de 21 a 25 de setembro de 2026, a Semana do Bebê, uma programação dedicada à valorização da primeira infância e à promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento saudável, a proteção e o cuidado com as crianças desde os primeiros anos de vida.

Com o tema “Todos juntos pela primeira infância”, a iniciativa integra as ações desenvolvidas no âmbito do Selo UNICEF e mobiliza diferentes setores da administração municipal, conselhos e instituições parceiras em uma programação voltada às crianças, gestantes e famílias.

A Semana do Bebê reforça a importância da atuação intersetorial para garantir direitos e ampliar o acesso das famílias a informações e serviços essenciais. Ao longo dos cinco dias, serão realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades educativas, ações de saúde, cidadania, cultura, esporte e prevenção.

Abertura oficial será no dia 21 de setembro

A programação começa na segunda-feira, 21 de setembro, às 8h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A abertura oficial contará com composição da mesa, apresentação cultural e assinatura do Decreto de criação da Comissão Intersetorial da Primeira Infância, fortalecendo a articulação entre os diferentes setores envolvidos nas políticas públicas destinadas às crianças.

Também será realizada a “Árvore dos Sonhos”, além de palestra sobre a importância dos primeiros 1.000 dias de vida, período fundamental para o desenvolvimento infantil e para o fortalecimento dos vínculos familiares.

Gestantes participam de roda de conversa

Na terça-feira, 22 de setembro, a partir das 8h, a programação será realizada na Praça Glauco Meireles, ao lado do Instituto Maria de Mattias, com uma roda de conversa para gestantes.

A atividade será um momento de diálogo, orientação e troca de informações sobre os cuidados durante a gestação e a primeira infância. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), com participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Oficina de Shantala fortalece vínculos entre bebês e famílias

Na quarta-feira, 23 de setembro, às 8h, será realizada uma Oficina de Shantala, no Auditório da UBS Brasília.

A atividade é voltada ao cuidado e ao fortalecimento dos vínculos entre bebês e suas famílias por meio da técnica de massagem Shantala. A programação é realizada pela SESMA e contará com participação de profissional de fisioterapia e do Conselho Tutelar.

Prevenção de acidentes domésticos e escolares

A programação continua na quinta-feira, 24 de setembro, a partir das 8h, no Auditório da SEMED, com a oficina “Prevenção de Acidentes Domésticos e Escolares”.

Realizada pela SEMED, com participação do Corpo de Bombeiros, a atividade levará orientações importantes para tornar os ambientes domésticos e escolares mais seguros e contribuir para a proteção das crianças.

Circuito da Primeira Infância encerra programação

O encerramento da Semana do Bebê será realizado na sexta-feira, 25 de setembro, a partir das 17h, na Praça da Independência, com uma programação aberta à comunidade.

O Circuito da Primeira Infância reunirá diversos serviços e atividades, entre eles: pintura facial e espaço sensorial; Cadastro Único, Balcão da Cidadania e outros serviços; atualização da caderneta de vacinação; atendimento odontológico; educação ambiental; Projeto Esportivo Viver Bem; apresentação cultural; e ações do Corpo de Bombeiros.

A proposta é proporcionar às famílias um espaço de convivência, informação, acesso a serviços e atividades voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

Todos juntos pela primeira infância

Mais do que uma programação comemorativa, a Semana do Bebê busca chamar a atenção para a responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade na garantia dos direitos das crianças.

Ao reunir diferentes políticas públicas em torno da primeira infância, a Prefeitura de Altamira fortalece a rede de cuidado e proteção e amplia a conscientização sobre a importância de investir no desenvolvimento infantil desde os primeiros anos de vida.

Cuidar da primeira infância é construir um futuro melhor!

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.