A telemedicina é mais um serviço de saúde ofertado pelo município de Altamira

Atualmente a tecnologia permite a agilidade no atendimento e diagnóstico de pacientes, e agora o município de Altamira conta com mais um suporte quando o assunto é saúde, a Telemedicina. O espaço é único na região Sudoeste do Pará e foi construído pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e vai funcionar no Centro de Saúde Ilvanir Denardin, ajudando a reduzir as filas de espera por atendimentos médicos.

Com a oferta inédita do serviço médico à distância, os pacientes que necessitarem de atendimento especializado, via Central de Regulação, poderão ser destinados para a unidade de telemedicina da prefeitura de Altamira, e permitir um diagnóstico mais rápido, agilizando o tratamento e a boa recuperação dos pacientes.

“Ao invés do paciente ter que ir em Belém ou Santarém, ou outro município, dependendo do caso clínico, essa consulta vai ser realizada aqui em Altamira através da tecnologia que temos a disposição. Propiciando maior agilidade, segurança, conforto ao nosso paciente que não precisará se deslocar para outro local”, declara Antônio Carlos Lima, secretário de Saúde de Altamira.

Quem conferiu de perto a inauguração do novo espaço foi Jaqueline Umbuzeiro. A cada seis meses, o filho da dona de casa tem que viajar até a capital Belém para receber atendimento. Agora, com a Telemedicina em Altamira, Jaqueline poderá economizar os gastos com transporte.

“É de fundamental importância devido à situação financeira. Antes eu precisava me deslocar para Belém com o meu filho, de seis em seis meses. A gente fica dependendo de transporte e é bem mais caro. Agora com a Telemedicina será bem melhor porque teremos um atendimento diferenciado”, comemora.

Nesse primeiro momento serão disponibilizados atendimentos em até 12 especialidades., entre elas estão: Cardiologia, Dermatologia, Alergologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Obstetrícia, Neurologia, Neuropediatria, Pediatria, Psiquiatria e Pneumologia.

Vale observar que a Telemedicina não vai substituir o atendimento tradicional, mas somar com o sistema já existente.