AÇÃO DA PREFEITURA REFORÇA PRESERVAÇÃO DE TARTARUGAS E PRETENDE COLOCAR ALTAMIRA NA ROTA DO TURISMO ECOLÓGICO

0

O sol já estava se pondo quando a expedição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira (SEMMA), acompanhada da equipe da TV Altamira, chegou no Tabuleiro do Embaubal, para acompanhar a desova das tartarugas, que aconteceu nas praias da região, na madrugada de sábado, dia 02 de outubro.

A unidade de conservação do Tabuleiro do Embaubal, na modalidade Reserva de Vida Silvestre (REVIS), fica às margens do rio Xingu, entre Vitória do Xingu e Senador José Porfírio e é rica em belezas naturais. Pelo menos três espécies de quelônios são preservadas lá.

Para registrar essas belas imagens, de tantas tartarugas juntas em um mesmo local, a equipe da TVA precisou de uma autorização especial do Instituto Ideflor-Bio. Átilla Mello, responsável pela preservação ambiental da área do Tabuleiro, fez essa concessão em caráter excepcional,

É muito importante que todas as instituições municipais, estaduais e federais, com atuação na região, trabalhem juntas pela preservação do meio ambiente. Uma das principais preocupações é o combate à captura de tartarugas para consumo humano ou para o tráfico.

Num esforço diário para evitar a captura dos quelônios, a Polícia Ambiental faz ronda constante pela área e realiza a detenção de caçadores e traficantes.

Uma das estratégias para preservar as tartarugas e o meio ambiente, que levaram a equipe da SEMAT até o local, foi para estudar alternativas de turismo ecológico e responsável, que pode promover conscientização e alternativas sustentáveis de geração de renda para os ribeirinhos.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade