Ação no CRAS III do São Joaquim busca uma sociedade mais acessível e inclusiva

0

No mês em que se é celebrado o dia da pessoa com deficiência, momento em que são feitas ações que buscam uma sociedade acessível e inclusiva, a prefeitura de Altamira realizou um encontro especial no CRAS III do São Joaquim. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), foram buscar alguns dos participantes em casa que não tinham como se locomover até o CRAS, e assim, que todos pudessem participar e trocar experiências.

“O portador de deficiência não tem que se lamentar, tem que buscar seu espaço, correr atrás, porque existem maneiras de ter uma vida normal, a deficiência não te limita na tua felicidade e nem na tua capacidade, ela é um obstáculo que tem que ser superado”, afirma Osvaldo Nascimento.

Osvaldo Nascimento sofreu um acidente doméstico ainda criança e perdeu os movimentos da perna esquerda, ele participou da ação no CRAS e falou sobre a iniciativa.

“O CRAS traz as pessoas que são portadoras de deficiência, em um contexto de dinâmica para trazer elas de volta para a sociedade. É um trabalho muito bonito, tem uma eficiência muito grande e Altamira está de parabéns em relação a esse trabalho desenvolvido com os profissionais e a comunidade”, enfatiza Osvaldo.

Josiane de Souza é psicóloga do CRAS III e comentou sobre as atividades sensoriais e motoras feitas com os participantes.

“É importante trazer esses usuários para cá para interagir e ter o acolhimento e a inclusão, e mostrar que eles também são importantes, e que somos iguais como um todo. E, todo final de mês trabalhamos com a dinâmica, palestras, roda de conversa e faz os usuários interagirem com o público e a equipe técnica do CRAS, permitindo que se sintam acolhidos”, afirma a psicóloga.

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade