Agentes do Demutran participam de curso de aprimoramento

0

Altamira dá um passo significativo em direção à melhoria da segurança e eficiência no trânsito, com o curso de capacitação para seus agentes. O Departamento Municipal de Trânsito de Altamira (Demutran) está recebendo o Curso de Formação para Agentes de Trânsito, uma iniciativa da Prefeitura municipal e ministrado pelo Detran Pará, visando aprimorar a mobilidade urbana de Altamira e a capacitação profissional de seus agentes.

O curso iniciou no dia 06 de maio e deverá ocorrer de forma intensiva de segunda a sábado, com o término no dia 03 de junho com uma carga horária de 200 horas. As aulas estão acontecendo no auditório da Prefeitura de Altamira para uma turma de 28 agentes que receberão formação em 9 módulos estratégicos, que incluem temas como Ética e Cidadania, O Papel Educador do Agente, Psicologia Aplicada, Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Legislação Aplicada e Operação e Fiscalização de Trânsito.

O Detran trouxe uma equipe para capacitar e formar o quadro de agentes do município de Altamira, e primeira turma foi formada em 2022. Segundo o coordenador do curso de formação para agentes de trânsito, Nilson Levi Oliveira, a nova turma receberá a mesma formação. “O Detran está novamente no município para formar os demais agentes de trânsito, a turma toda vai para a via, fazer na prática o que eles aprenderam em sala de aula na teoria. A sociedade terá mais segurança no trânsito, mais segurança viária”, comentou.

Em 10 anos, o trânsito no Brasil matou mais do que a guerra na Síria, segundo um estudo publicado pela seguradora Lider, que administra o DPVAT, foram mais de 485 mil indenizações por morte no trânsito. “É uma reação em cadeia, porque começa ali com um acidente, e sobrecarrega o sistema de saúde, depois sobrecarrega o sistema previdenciário, porque quando a pessoa não morre, ela vai ficar de benefício, recebendo uma aposentadoria por invalidez. E para evitar essa reação em cadeia e aumentar a segurança viária essa capacitação é de extrema importância”, concluiu Nilson.

Para Vanilce da Paixão Medeiros, neuropsicóloga, funcionária efetiva do Detran há 16 anos, além de administrar o curso de capacitação, essa é uma capacitação de extrema importância para os agentes. “Quando se fala em trânsito, todos pensam no carro, em moto, na bicicleta, mas poucos pensam em quem está conduzindo esses veículos. São os seres humanos, que é a parte mais sensível do trânsito, e isto engloba comportamento, comunicação, maneira de falar, maneira de abordar, postura, porque hoje o agente de trânsito não está na rua só para punir no trânsito, ele tem que orientar e educar”, destacou.

Ao final do curso, os agentes estarão mais preparados para promover a educação no trânsito, aplicar a legislação de forma eficaz e contribuir para a fluidez no trânsito, redução de acidentes e congestionamentos. Este investimento na formação dos agentes reflete o compromisso da administração municipal com a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade da mobilidade urbana em Altamira.

O Demutran é responsável pela gestão do trânsito na cidade de Altamira, trabalhando para garantir a segurança e a comodidade dos deslocamentos tanto para veículos quanto para pedestres. Com isto, o departamento reforça seu papel fundamental na promoção de um trânsito mais humano e responsável, além do compromisso de servir a população altamirense com excelência e dignidade.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade