Agosto Dourado oferece serviços de saúde e roda de conversa para gestantes e lactantes

0

Uma manhã toda especial dedicada a gestantes e lactantes incentivou o aleitamento materno e refletiu sobre o período de sensibilidade que as mulheres costumam viver tanto na gestação, quanto na pós gestação. As ações ocorreram nas unidades de saúde Bela Vista e Nova Altamira, e foram realizadas pela prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

“Foi um momento muito importante porque a gente tá num momento de fragilidade, então esse momento aqui, com as outras mulheres, foi muito legal, cada uma contando suas experiências, sua opinião sobre a gestação”, conta a gestante Taciane Barros Lima, mãe do segundo filho.

Na UBS Bela Vista, mais de 20 gestantes e lactantes participaram uma roda de conversa com uma psicóloga, sorteio de brindes, tiveram café de manhã e ganharam maquiagem especial. A Igreja Adventista foi parceira na programação conscientizando sobre o combate à violência contra as mulheres. “Elas ao compartilharem as suas experiências elas percebem que não somente elas vivem esse momento, mas que outras que elas encontram esse apoio, essa segurança de passar com maior tranquilidade por esse processo”, destacou Tatiana Galvão, psicóloga e coordenadora do setor de saúde mental, da secretaria municipal de saúde.

Na UBS do bairro Nova Altamira, as gestantes e lactantes tiveram café da manhã, atendimentos especiais e conscientização sobre a saúde da mente e do corpo da gestante, além o acolhimento. “O intuito é atrair as gestantes para que tenham essa palestra sobre a violência obstétrica, sobre o parto normal, para que elas saibam como acontece a episiotomia. Nós trabalhamos com programas em saúde para atrair a comunidade para esses atendimentos prestados à sociedade”, informou o Adailton dos Santos, enfermeiro responsável pela UBS do bairro Nova Altamira.

Aellen Beatriz dos Reis está na segunda gestação e disse que gostou de ouvir as explicações sobre os tipos de parto. “Tem gente que quase não se interessa em saber sobre o assunto, e essa foi a primeira vez que eu participei e gostei”, disse a Aellen.

“Esse tipo de ação é importante para trazer informações para a população. E o projeto quebrando o silêncio tem mais de 20 anos e promove conscientização. Nós como Igreja, e a sociedade e o governo preocupado com a sociedade, com as gestantes com o povo da sua cidade”, disse Silvia Marques, membro da Igreja Adventista.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Durante este período, em todo o país, as prefeituras realizam atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. “Em todo o Brasil a gente tá com a campanha do agosto dourado, onde a gente tá incentivando as mães ao aleitamento materno, e a importância do aleitamento neste momento tão especial das mulheres e de seus bebês,” enfatizou a psicóloga Tatiana Galvão.

Segundo o Ministério da Saúde, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

“A gente gestante precisa muito desse olhar da prefeitura e isso vai incentivar que venham mais projetos pra gestantes”, ressaltou Taciane Barros Lima.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade