Agrovila ‘Sol Nascente’ recebe ação do ‘Prefeitura Presente’

O maior projeto de cidadania do Estado do Pará, alçou novas rotas, literalmente, e desta vez, chegou à zona rural do município de Altamira. No domingo, 7 de abril, foi a vez dos moradores da agrovila ‘Sol Nascente’, que se dirigiram maciçamente em busca dos serviços ofertados.

Desta vez, a ação do projeto ‘Prefeitura Presente’ promoveu a emissão de documentos, consultas médicas, vacinas para humanos e antirrábicas, testes rápidos, atendimentos jurídicos e habitacionais, doação de mudas frutíferas e orientações e inscrições em programas sociais.

O agricultor, Wilson Ferreira da Silva, aproveitou diversos serviços oferecidos na ação. “Primeiro coisa que fiz foi vacinar o meu cachorro, segundo cortei o meu cabelo e terceiro, aproveitei a oportunidade para fazer uma visita aos meus amigos que vieram. Então eu aprovo essa iniciativa com toda certeza”, afirma.

Um dos serviços mais procurados na ação é a emissão de identidade, realizada em parceria com a Polícia Civil e o Governo do Estado, que já emitiu mais de mil carteiras. Um dos beneficiados pela emissão nesta ação, foi José Dilson Alves de Pinho Júnior, agricultor da comunidade. “Eu vim fazer a troca da minha identidade que já tava muito antiga. Pra mim é muito importante essa ação porque pra gente ir fazer isso na cidade é muito difícil porque a gente precisa atravessar a balsa, precisa acordar de madrugada e fica muito difícil isso. Então essa ação aqui, pra mim é muito importante, e é muito bom, muito bom mesmo e a gente só tem a agradecer por essa iniciativa”, comemora.

A oferta dos serviços de saúde também foi muito procurada pelos moradores da agrovila, que lotaram as salas para consultas, entrega de medicamentos e atendimentos ginecológicos e odontológicos.

O agricultor José Alves Menezes Filho, aproveitou a oportunidade para realizar uma consulta médica. “Foi muito bom, muito importante para todos nós. Estou aproveitando muito, estou fazendo consultas, estou fazendo exames médicos, e estou gostando muito e achando a ação muito boa”, relata.

Já a dona de casa, Odete Moura, levou seus quatro filhos para a ação e se beneficiou com os serviços de odontologia. “A ação é muito boa, todo mundo aqui estava precisando dessa novidade aqui, de tirar documentos, de fazer limpeza nos dentes, então foi muito bom! Estou aproveitando para fazer limpeza nos dentes dos meus filhos e vim trazer minha cachorra para vacinar também. Se fosse pra mim ir na cidade, teria que acordar de madrugada para pegar balsa, e seria uma correria, então essa ação aqui é muito importante”, disse.

A secretária Municipal de Assistência e Promoção Social de Altamira, Suelen Alves, destaca os objetivos e a importância da realização do projeto na comunidade. “O objetivo desse projeto é atender aquelas pessoas que não conseguem acessar os nossos serviços públicos. Então a gente está tentando levar para mais perto delas, já levamos para diversos bairros da zona urbana e agora estamos começando na zona rural. É muito importante essa ação aqui porque o pessoal da zona rural enfrenta algumas dificuldades como a distância e com isso eles não conseguem acessar o nosso serviço público. Então a gente está trazendo essa ação aqui para diminuir essa distância e acabar com essas dificuldades que eles enfrentam”, comenta.