Alegria e diversão na culminância da I Semana do Bebê de Altamira

A Prefeitura de Altamira realizou uma semana inteira de ações voltadas ao cuidado, à promoção, à prevenção e à assistência à criança, no âmbito da saúde, da educação, da promoção social e dos direitos humanos. A I Semana do Bebê condensou diversas atividades em todo o município, com palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas. A culminância aconteceu domingo (9/10), na Praça da Independência.

Praça da Independência

No local, exposição de mural e materiais confeccionados pelas crianças ao longo da semana, xadrez gigante, brinquedos, distribuição de lanches, pintura de rosto, sorteio de brindes, contação de histórias com fantoches, massagens para as mães, apresentações culturais, fanfarra, capoeira, danças, desfile de fantasias, pescaria de textos, fábrica de textos e saia literária, empréstimos de livros, teatro. Além de atividades lúdicas para gestantes, bebês, crianças e pais/responsáveis e “cantinho da arte” dedicado às crianças.

A programação também contou com:

– Apresentação do Abecedário em LIBRAS;

– Dramatização do Casamento da Dona Baratinha;

– Apresentação da Banda de Música Municipal;

– Vacinação.

A Semana do Bebê iniciou na segunda-feira (3/10), e ao longo dela foram realizadas rodas de conversa, vacinação, blitz informativa, orientações sobre amamentação, oficina de dança materna, cuidados com higiene bucal e nutrição. Visita das gestantes acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) à Maternidade do Hospital Geral de Altamira, passeata do bebê, atividades diversas para crianças e toda família nas Creches, EMEIs, EMEIFs e EMEFs, além da visita ao “Bebê Prefeito” Felipe, primeira criança a nascer em 03 de outubro dentro dos critérios estabelecidos, com entrega simbólica da chave da cidade, faixa de bebê prefeito e kit enxoval.

A Semana do Bebê é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’, articulada pelas Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência e Promoção Social com a parceria do Conselho Tutelar, Programa Criança Feliz, CMDCA, Pastoral da Criança, La Salle, Faculdade Serra Dourada, Centro Educacional Universo do Saber, Escola Família Carvalho Jiu-Jitsu, NUCA, SEMEL e SECULT, além do apoio do Grupo de Teatro Librartes e da Câmara de Vereadores. O tema deste ano foi “Promovendo o Cuidado Integral na Primeira Infância”.

O objetivo da semana é reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância para tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios. Essa é a primeira vez que Altamira realiza esse evento que a partir desse ano fará parte do calendário oficial de programação do município.

Confira algumas imagens das atividades realizadas ao longo da semana:

Felipe, “Bebê Prefeito”