Altamira abraça a causa do “Novembro Azul” com ação de saúde na UBS José Araguaína

0

Em uma iniciativa voltada para a conscientização e prevenção do câncer de próstata, a Unidade Básica de Saúde da Família da Família José Araguaína, sob a gestão da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), protagonizou uma marcante celebração do Novembro Azul.

Na manhã da (23), a Comunidade 4 Bocas, região Assurini, foi palco de um evento de saúde que transcendeu os limites do comum. Homens, mulheres e crianças foram contemplados com uma variedade de serviços, enquanto a UBS desdobrava-se em ações preventivas e informativas.

O evento teve início às 9 horas e se estendeu até às 16 horas, foi um verdadeiro sucesso, com uma expressiva adesão da comunidade local. O balanço impressionante dos atendimentos revela números significativos: 63 consultas, 43 testes rápidos e 05 exames de PCCU. E ainda a participação de 114 crianças e adolescentes na palestra de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes. Um testemunho tangível do comprometimento dos profissionais de saúde e da proposta positiva da comunidade ao chamado pela promoção de saúde.

“Nosso objetivo é alcançar uma quantidade significativa do público alvo, que são os homens, uma vez que um levantamento do último ano aponta que o óbito por câncer de próstata está em primeiro lugar na Região Xingu. As orientações incansáveis pelos profissionais da saúde é para que este grupo entenda a importância de cuidar de sua saúde e ter uma melhor adesão às consultas, exames e tratamento, quebrando dessa forma, o preconceito masculino de ir ao médico para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata, afirmou Meirislene Balieiro, Coordenadora da Estratégia Saúde da Família.

A Sesma reforça a necessidade da participação ativa da comunidade masculina, enfatizando a importância de cuidar da saúde e realizar exames periódicos para uma vida plena e saudável.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade