Altamira ganhará dois imponentes portais de boas-vindas

Imagina chegar a Altamira e de cara se deparar com uma estrutura arquitetônica que acolhe com boas-vindas. Uma, não. Duas. Imaginou?

O projeto da Prefeitura será literalmente as portas de entrada do maior município do Brasil. Os locais escolhidos são estratégicos, justamente por onde os visitantes acessam a cidade: um no bairro Bonanza, um pouco antes da Polícia Rodoviária Federal, e outro no Buriti.

De um lado ou de outro será impossível não se sentir acolhido logo na chegada, com uma visão de uma arquitetura inspirada no Arco do Triunfo, adicionando uma abordagem moderna e futurista. Essa iniciativa da Gestão Municipal, e desenvolvido pela Secretaria de Planejamento do Município, tem como objetivo valorizar a beleza e a cultura da nossa cidade, proporcionando não apenas uma marca icônica na paisagem urbana, mas também um símbolo de orgulho para os altamirenses.

A cerimônia de ordem de serviço aconteceu na noite de 23 de abril, às margens do perímetro urbano da Transamazônica, no bairro Buriti. Idealizados com todo carinho, os locais para a construção dos pórticos foram escolhidos a dedo pela gestão municipal, um deles será em frente ao Marco Zero da Transamazônica na região do Xingu. O local marca o início de uma das entradas mais emblemáticas do Brasil, iniciada no ano de 1970, e inaugurada em 27 de agosto de 1972 pelo então presidente Garrastazu Médici, como uma forma de integrar a região Transamazônica ao restante do país e fomentar o desenvolvimento da região.

Com um design inovador, que mescla elementos tradicionais com uma estética contemporânea, os portais terão 10 metros de altura e 15 metros de largura cada um. Essas estruturas prometem se tornar pontos de referência na região, atraindo olhares e despertando a curiosidade de todos que passarem por ali. Além disso, os pórticos terão um papel importante no turismo local, destacando a identidade única de Altamira e ressaltando sua rica história como patrimônio cultural. Com essa iniciativa, a Prefeitura busca criar um ambiente acolhedor e inspirador, que conecte as pessoas à cidade.

Moradores do bairro Buriti participaram da cerimônia. Para dona Ana Zélia dos Santos, os pórticos trarão prestígio para o bairro e a cidade. “Com certeza estamos nos sentindo privilegiados de estarmos recebendo um marco muito importante porque, assim como a gente vê em várias cidades menores e tem o portal onde pode estar recebendo todos os visitantes. Então vai ser importância e muito bem-vindo a todos nós moradores altamirenses”, comentou.

Para José Cirino, presidente da Associação Comunitária Buriti Altamira (A.C.B.A) os portais irão trazer mais beleza e valorização para a comunidade. “Será um ponto fixo onde vai trazer uma referência para nossa cidade. As pessoas que vão estar entrando na cidade já vão ter a oportunidade de saber em qual cidade tá chegando, pra quem é turista, pra quem tá passando pela primeira vez. Então acredito que é algo que vai, com certeza, trazer uma beleza a mais para Altamira”, destacou Cirino.

Os dois pórticos serão construídos simultaneamente pela Projetar Engenharia, empresa responsável pela obra. De acordo com Caio Zortéa, engenheiro e sócio da Projetar, “Serão pórticos de estrutura mista, vai ter estrutura de concreto armado, e em cima vai ser estrutura metálica, fechamento com placa cimentícia e umas molduras modernas de EPS. O pórtico tem uma altura de 10 metros e uma largura de 15 metros que contemplando as duas vias”, explicou.

As obras começam a partir deste mês de abril, e para o Secretário Municipal de Planejamento, Marcônio Paiva, a construção dos pórticos é motivo de orgulho e valorização da cidade. “Altamira merece uma estrutura como essa, um presente como esse. A gestão municipal tem a sensibilidade de idealizar, de sonhar e a Secretaria de Planejamento hoje está aqui junto para assinar essa ordem de serviço de dois portais da cidade”, relatou.

Altamira é o maior município do Brasil e está localizada na região de maior produção de cacau do Brasil. A cidade entra definitivamente para a rota turística do Brasil, mais um motivo de celebração. “É uma cidade muito bonita, entra agora no cenário turístico. É uma identidade, uma obra futurística, somos o maior município do Brasil”, concluiu Marcônio.

A construção dos pórticos nas entradas de Altamira representa não apenas um marco arquitetônico, mas também um testemunho do compromisso da Gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ em preservar e valorizar a herança cultural e a histórica da cidade.