Altamira, maior município do Brasil, comemora sucesso e os mais de 110 mil visitantes em quatro dias do Chocolat Xingu 2023

No domingo, 18/06, Altamira e toda a região da Transamazônica e Xingu se despediram do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, um evento que encantou os amantes do chocolate de todos os cantos do país e até mesmo do exterior. Durante quatro dias, o Centro de Eventos Vilmar Soares foi palco de delícias irresistíveis e oportunidades únicas, que marcaram essa festa memorável.

“A gente não pode deixar de reconhecer e agradecer ao governo do estado, em nome da Sedap, a prefeitura de Altamira e ao Marco Lessa, idealizador dessa ideia e dizer que todos esses 4 dias, cada um desses dias complementou o que foi o ano passado, que foi sucesso e esse ano foi muito maior, e vai ser e já é, um divisor de águas para a chocolataria e o cacau na região da Transamazônica”, enfatizou Sarah Brogni, da Ascurra Chocolate.

O Chocolat Xingu 2023 conquistou o público e movimentou mais de 5 milhões de reais em negócios diretos em apenas quatro dias, aquecendo a economia local, se tornando uma experiência inesquecível, e a sua 2ª edição, um verdadeiro sucesso.

“Esse é um evento que tem movimentado a economia, e trazido para a região uma expansão de vários produtos, levando a economia regional a crescer cada vez mais, e nós somos muito gratos a prefeitura municipal, ao governo do estado e a Sedap pela organização e promoção desse evento. Temos vendido bastante, ano passado lançamos uma linha que foi sucesso e esse ano trouxemos uma nova linha de ‘Sabor paraense’ com jambu, tucupi, açaí, e isso é cultura e desenvolvimento, e o sentimento é de alegria em poder participar desse momento tão grandioso para nossa cidade”, declarou seu José Carlos Guimarães, representante da marca Dôralícia.

Com mais de 110 mil visitantes, que exploraram os 140 stands de expositores e mais de 200 stands de marcas de chocolate, empresas e parceiros vindos de diferentes lugares, o festival proporcionou momentos de alegria e prosperidade.

“Foi um evento grandioso, com público recorde, todos os dias um super sucesso com vendas garantidas e a gente quer mais. Trouxemos esse ano uma marca de chocolates própria, assinada com o nome de Granulatto, produzido artesanalmente com cacau da nossa região”, ressaltou Danielly Passarelli, da marca Granulados.

O impacto econômico do II Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Altamira foi impressionante, com cerca de R$ 15 milhões injetados no comércio local ao longo da semana do evento. A parceria entre a prefeitura e o governo do estado, por meio da Sedap, tornou essa iniciativa ainda mais fantástica e saborosa.

“Pra gente é uma oportunidade de conhecer pessoas novas, existe todo um networking por trás desse evento tão grande que podemos fazer. E, esse ano foi ainda melhor, porque conseguiram fazer aqui dentro do Centro de Eventos, com uma estrutura maravilhosa e nós estamos aqui com nosso stand lançando vários produtos novos, e super animados, com um movimento bom de pessoas e financeiramente, posso dizer que foi ótimo”, afirmou a empresária Juliana Stelmastchuk, da Sorveteria Tocari.

Com uma programação abrangente, incluindo palestras, debates, oportunidades de negócios, degustações e aulas de culinária, o festival consolidou sua presença e mostrou que veio para ficar. Marco Lessa, idealizador do Chocolat Festival, destaca que o evento representa um avanço significativo para a verticalização da cadeia produtiva do cacau, promovendo uma agenda positiva para a região e o Brasil como um todo.

“Estamos extremamente felizes em fazer parte disso, sendo parceiros na execução de algo que promove uma agenda extremamente positiva para a Transamazônica, o estado do Pará e o Brasil como um todo. Trata-se de um projeto de visibilidade internacional, com a presença de convidados e atores importantes”, revela entusiasmado Marco Lessa, idealizador do Chocolat Festival.

E a boa notícia para os amantes do chocolate é que a cidade sediará o terceiro Festival Internacional no próximo ano, de 13 a 16 de junho de 2024. Marquem essas datas em seus calendários, pois mais uma edição emocionante e irresistível está por vir. Preparem-se para vivenciar momentos inesquecíveis e saborear o melhor do chocolate.