Altamira recebe ilustres visitantes e fortalece laços na gestão cultural

No último dia 5 de janeiro de 2024, Altamira recebeu o Secretário de Cultura do Município de Sapucaia-PA, Professor Euriscley Siqueira Barsanulfo, acompanhado pelo Pastor Herik Fernando Teixeira dos Santos da Igreja Primícias. A visita foi um encontro enriquecedor para ambos os municípios, onde ambos buscam aprimorar as práticas de gestão cultural das cidades.

Durante uma manhã produtiva, diversas temáticas foram discutidas, contribuindo para o fortalecimento da política estadual de cultura. O Secretário de Sapucaia-Pa expressou seu interesse nas boas práticas culturais de Altamira, destacando o reconhecimento da cidade como referência na área.

Dentre os tópicos abordados, a regionalização da Secretaria Estadual de Cultura foi debatida, visando uma maior proximidade com as diferentes regiões de integração. Além disso, a descentralização dos investimentos e políticas públicas culturais foi defendida como uma maneira eficaz de fortalecer os municípios, reforçando a importância de uma gestão cultural mais próxima da realidade local.

A construção dos sistemas municipais de cultura e a democratização das leis de incentivo, incluindo as importantes Paulo Gustavo e Aldir Blanc, foram temas cruciais discutidos durante esse encontro.

O Secretário de Cultura de Altamira Marcelo Sousa, expressou sua satisfação com a visita, enfatizando a importância dessa troca de experiências para enriquecer o trabalho desenvolvido no município. Destacou, ainda, o tempo reservado para apresentar alguns dos aparelhos culturais do complexo de Altamira, incluindo cinema, teatro, biblioteca pública e a nova escola municipal de dança, que já atende a 470 alunos e se destaca como referência de excelência no estado do Pará.