Altamira recebe novo espaço para atender crianças com síndrome gripal

Iniciativa da Prefeitura de Altamira visa atender o crescente números de casos e desafogar os atendimentos da UPA 24 Horas.

A partir da próxima segunda-feira (13), Altamira contará com um novo espaço de referência, na Unidade de Saúde da Família Ilvanir Denardin, para atender crianças de 0 a 10 anos com síndrome gripal. A medida da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), visa reduzir a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e oferecer aos pais uma unidade especializada em pediatria, prevenindo complicações decorrentes da síndrome. O atendimento será realizado por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

O espaço contará com atendimento de profissionais da área da saúde responsáveis por prestar o melhor atendimento as crianças altamirenses. O secretário municipal de saúde, Antônio Carlos, explica que a medida surgiu como uma forma de atender à crescente demanda de casos gripais na cidade o que, segundo ele, causou um aumento de 40% no número de atendimentos na UPA 24 Horas. “Nós identificamos a ocorrência de casos gripais de forma significativa em crianças. Por este motivo, teremos médicos atendendo toda a demanda pediátrica no local. Durante a noite e nos fins de semana, os pais e mães podem procurar a UPA que uma equipe médica estará à disposição para atendê-los”, explicou.

A coordenadora de atenção primaria à saúde de Altamira, Meirislene Balieiro Cabral, detalha como será o atendimento no Ilvanir Denardin. “Os atendimentos serão feitos por pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Teremos a entrega de medicamentos e a aplicação de injetáveis. Caso seja necessário, faremos o devido encaminhamento para a UPA 24 Horas e o Hospital Geral de Altamira”, comentou.

De acordo com a Sesma, o atendimento especializado em pediatria na Unidade de Saúde da Família Ilvanir Denardin será realizado até o mês de abril. Durante o período de inverno.