Altamira recebe pela 1° vez do TCM selo de gestão 100% transparente

Na última quinta-feira (07/04), a prefeitura de Altamira recebeu do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), pela primeira vez, o selo de gestor 100% transparente referente ao ano de 2021. Esse prêmio é o resultado do esforço de todos os setores do município, em fazer cumprir a Lei de Acesso à Informação e Lei de Responsabilidade Fiscal.

A prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças (Semaf), demais secretarias e departamentos, conseguiram cumprir a meta de garantir 100% da Lei de Acesso à Informação, disponibilizando todas as informações necessárias no Portal da Transparência.

Após cumprir os requisitos como município transparente, e permitir que os cidadãos acessem os dados referentes à gestão sobre os gastos públicos, na primeira avaliação o município recebeu nota BOM, tendo atingido 98,17% e na segunda avaliação, recebeu a nota ÓTIMO, alcançando os 100% de transparência.

A avaliação que existe desde 2017, permite a quem recebe o selo, mostrar que está assegurado pelo município, o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, apontando onde e como o dinheiro público está sendo empregado, e também, a quem está beneficiando.