Altamira será sede de encontro regional do “Alfabetiza Pará”

0

Evento reúne representantes de municípios do Xingu e Transamazônica com o objetivo de melhorar índices de alfabetização no Xingu.

Nesta sexta-feira (24), Altamira será sede do encontro regional do “Programa Alfabetiza Pará”. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) auxilia os municípios da região Sudoeste no desenvolvimento dos alunos nos anos iniciais (1º ao 5º ano), durante o período de alfabetização. O programa, em regime de colaboração, prevê apoio técnico-financeiro para municípios, escolas e concessão de bolsas para capacitação de profissionais alfabetizadores, a fim de diminuir a defasagem educacional desses estudantes.

O evento, realizado no Centro de Convenções e Cursos, é organizado pela Associação dos Municípios da Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) e tem como objetivo a apresentação do “Programa Alfabetiza Pará”, pela equipe da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), além de Altamira, contará com a participação dos representantes dos seguintes municípios da região: Medicilândia, Pacajá, Uruará, Placas, Porto de Moz, Anapu, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores do Xingu participarão de diversas palestras ao longo do dia e conhecerão mais sobre o programa que reúne esforços para garantir que alunos de 1º e 2º ano saibam ler e escrever na idade adequada, podendo se estender aos demais anos, inclusive da Educação Infantil, o que possibilita a alfabetização, direito constitucional, a todos.

Alfabetiza Pará

O Programa Alfabetiza Pará, lançado na região TransXingu, contemplará os seguintes eixos: Formação da equipe técnica, professores e gestores escolares; Oferta de materiais complementares para todos os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino; Oferta de materiais complementares para formação e práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores da Rede Pública do Ensino do Estado; Avaliação e monitoramento dos resultados educacionais, por meio do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE); Premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação externa do SISPAE; Apoio técnico-financeiro visando à melhoria das escolas com os menores resultados na avaliação externa do SISPAE; Acompanhamento e assessoria técnico-pedagógica para a implementação do Programa no município por intermédio das regionais.

Serviço
Encontro Regional Alfabetiza Pará
Data: 24/03
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções e Cursos de Altamira
Endereço: Acesso Dois, 530 – Premem
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade