Altamira vai fazer parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública

Dentre 120 municípios do Brasil, Altamira é uma entre as duas cidades do estado do Pará, que foi completada para participar do primeiro ciclo de implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública.

O programa foi apresentado por uma equipe técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na tarde da terça-feira, 19/04, durante uma reunião que aconteceu na sede da prefeitura de Altamira, que contou a presença do gestor da cidade e diversas autoridades de segurança pública de Altamira.

A ferramenta propõe a partir de um sistema de compartilhamento de dados, identificar os principais problemas e desafios da segurança pública no município e combater a violência de forma eficaz, com integração e colaborações das estruturas federal, estadual e municipal.

Durante a vinda da equipe foram realizadas visitas técnicas, onde foram definidos os pontos focais que ficarão responsáveis por promover a interlocução com o Ministério. Além de realizarem uma análise às carências e necessidades para o cumprimento dos requisitos de adesão ao programa, e em seguida fazer um diagnóstico quanto a necessidade de capacitação dos gestores e técnicos.

Mediante a isso as visitas técnicas consistem, também, na transferência de competências e capacidades aos municípios para que atuem como integrantes estratégicos das ações estabelecidas pelo Cidade SUSP.