Altamira vai realizar o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

0

Após a prefeitura de Altamira aderir ao Selo UNICEF, uma estratégia das Nações Unidas para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes que vivem na Amazônia e no Semiárido, Altamira avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário na cidade.

Coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, O Fórum Comunitário tem como objetivo apresentar e validar um rápido diagnóstico da situação da infância e adolescência do município e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Importante assegurar que o Plano de Ação Municipal Pelos Direitos de Crianças e Adolescentes contemple os sete resultados sistêmicos e o eixo de Participação Cidadã e Gestão por Resultados para poder avançar no desenvolvimento das ações que vão contribuir para conquistar o Selo UNICEF

No decorrer do encontro, serão montados 8 grupos de trabalhos (GT):

GT Resultado Sistêmico 1: Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância.

Indicador: Percentual de crianças de 1 ano de idade vacinadas com a tríplice viral (D2) ou tetra viral”. (PNI/MS)

GT Resultado Sistêmico 2: Educação de Qualidade para Todos.

Indicador: Percentual de alunos da rede pública do ensino fundamental que abandonaram a escola. (Censo Escolar/INEP/MEC

GT Resultado Sistêmico 3: Hábitos de Higiene e Acesso à Água e Saneamento Assegurados para Crianças e Adolescentes nas Escolas.

Indicador: Percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento. (Censo Escolar/INEP/MEC)

GT Resultado Sistêmico 4: Oportunidades de Educação, Trabalho e Formação Profissional para Adolescentes e Jovens.

Indicador: Percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio. (Censo Escolar/INEP/MEC com IBGE)

GT Resultado Sistêmico 5: Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-Estar de Crianças e Adolescentes na Segunda Década da Vida.

Indicador: Percentual de nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos.

GT Resultado Sistêmico 6: Prevenção e Resposta às Violências contra Crianças e Adolescentes.

Indicador: Percentual de registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA.

GT Resultado Sistêmico 7: Proteção Social e Atenção Integral para Famílias Vulneráveis Via Serviços Intersetoriais.

Indicador: Percentual de famílias cadastradas no Cadastro Único em acompanhamento pelo PAIF no município. (Quantidade de famílias acompanhadas pelo PAIF por total de famílias no Cadastro Único)

GT EIXO de Participação Cidadã e Gestão por Resultados.

Objetivos: Assegurar o funcionamento adequado do CMDCA; Assegurar o funcionamento adequado do Conselho Tutelar; Assegurar a participação de adolescentes, criar e fortalecer o NUCA

 

Altamira é um dos mais de 2.000 municípios que aderiram à edição 2021–2024. O evento ocorrerá no dia 24 de junho de 2022, às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contará com todo apoio da Prefeitura de Altamira.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade