Iniciativa tem como objetivo aumentar o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19 em Altamira.
A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ampliou nesta semana o público apto a receber a vacina bivalente contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira (26), pessoas com idade a partir de 18 anos podem tomar a dose de reforço com a vacina Pfizer Bivalente em postos de saúde do município e em pontos específicos criados para atendimento à população em geral.
A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país. Podem tomar o reforço com a bivalentes pessoas que receberam, pelo menos, duas doses do esquema primário.
O público-alvo da vacina bivalente é composto por:
- Adultos de 18 a 59 anos sem comorbidade;
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Profissionais de saúde;
- Imunossuprimidos;
Unidades de Saúde com doses da vacina bivalente:
- Centro de Saúde Ilvanir Denardin;
- Unidade Básica de Saúde Bela Vista;
- Unidade Básica de Saúde Boa Esperança/Aparecida;
- Unidade Básica de Saúde Brasília I;
- Unidade Básica de Saúde Brasília II;
- Unidade Básica de Saúde Castelo Dos Sonhos;
- Unidade Básica de Saúde Colina;
- Unidade Básica de Saúde Cruzeiro;
- Unidade Básica de Saúde Jader Barbalho (Zona Rural);
- Unidade Básica de Saúde Jatobá;
- Unidade Básica de Saúde José Araguaína – 4 Bocas;
- Unidade Básica de Saúde Laranjeiras;
- Unidade Básica de Saúde Mutirão;
- Unidade Básica de Saúde Nova Altamira;
- Unidade Básica de Saúde Premem;
- Unidade Básica de Saúde Santa Ana;
- Unidade Básica de Saúde São Joaquim;
- Unidade Básica de Saúde Santa Luzia (Zona Rural) – Cachoeira da Serra;
- Unidade Básica de Saúde Sudam I;
- Unidade Básica de Saúde Sudam II;
Para as doses de reforço contra a Covid-19, o imunizante do esquema primário segue disponível para profissionais da educação, profissionais da segurança pública e população em geral de 6 meses até 60 anos de idade.
Extra Muros
Além dos postos de saúde, a Sesma também disponibilizou para a população a ação “Extra Muros”, com pontos fixos para a aplicação de vacinas. A iniciativa é realizada em pontos distintos da cidade, na Rua 7 de Setembro e na Avenida Djalma Dutra, até sexta-feira (28), no horário de 14h às 16h30. Já no sábado (29) e domingo (30), de 8h às 14h, a ação de imunização será realizada nas Feira da Brasília e no Mercado Municipal. Além de vacinas contra a Covid-19, também serão aplicadas vacinas contra a Influenza.
Para atendimento durante a ação “Extra Muros”, é necessário levar a carteira de vacinação, cartão do SUS e CPF. A ação surge no momento em que Altamira registra uma baixa procura pelos imunizantes, o que pode ocasionar no aumento de casos de Covid-19 e Influenza e a consequente superlotação nas unidades de saúde do município. Dados da Sesma de Altamira apontam que 219.060 doses foram aplicadas na população contra a Covid-19. Porém, desse total, apenas 1.600 doses bivalentes foram aplicadas. Com relação as doses contra a influenza, 44.919 mil altamirenses têm direito as doses da vacina, porém, apenas 2.800 doses foram aplicadas até o momento. Desse total, entre o público prioritário (gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores), apenas 8,13% foram atendidos pela cobertura vacinal.
Serviço
Ação Extra Muros
Data: De segunda (24) a sexta-feira (28);
Horário: 14h às 16h30 (segunda à sexta) / 8h às 14h (sábado e domingo);
Endereços: Rua 7 de Setembro, em frente à Loja Americanas; Avenida Djalma Dutra, em frente a farmácia Extrafarma (Horário de 14h às 18h); Feira da Brasília e Mercado Municipal (Horário de 8h às 14h).