Alunos das unidades escolares da rede pública municipal de ensino participaram na terça-feira, 11, da segunda fase da Olimpíada Mirim, uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A iniciativa visa transformar a relação das crianças com a disciplina desde as séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.
A Obmep Mirim, que está em sua primeira edição, é destinada a alunos de escolas públicas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e foi realizada em duas fases, ambas aplicadas nas escolas onde os alunos estão matriculados. A primeira fase aconteceu no dia 30 de agosto.
A prova da segunda fase foi composta por 15 questões objetivas (múltipla escolha), como na primeira fase. As crianças tiveram 1h30 para concluir as avaliações. O conteúdo abordado correspondeu ao grau de escolaridade dos alunos, dividido nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).