O Projeto Esperança, que funciona no Complexo da Juventude, teve uma sexta-feira, 18/08, bem diferente. As mais de 100 crianças que são acompanhadas pelo programa social receberam atendimentos diversos de saúde, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
“Hoje as nossas crianças estão recebendo esse auxílio às consultas, o encaminhamento para os exames, e hoje tá sendo um dia diferente pra eles e também muito especial. O governo mais vida e mais futuro tem trazido às nossas crianças do projeto esperança uma nova visão de vida, um novo estilo de vida, e isso tá sendo fantástico”, destacou Alessandra Reis, coordenadora do Projeto Esperança.
Dois dentistas atenderam as crianças com aplicação de flúor, restauração e limpeza nos dentes. Uma equipe de vacinação atualizou os cartões de vacina de cada aluno, e uma enfermeira e um médico prestaram consultas a eles. Alguns dos pequenos pacientes saíam da sala de consulta direto para a farmácia, na sala ao lado, para receber as medicações receitadas, além de encaminhamentos para exames. Os que necessitarem, também terão seus retornos médicos garantidos.
“Sempre que a gente tem essas ações, a gente passa uma mensagem aos pais e responsáveis pedindo que encaminhem os cartões SUS, os cartões de vacinação, e a gente agradece as famílias pela confiança e pela parceria conosco,” disse Ana Ariles Guerra, coordenadora dos programas sociais da prefeitura, por meio da Semaps.
A Maria Eduarda, de 10 anos, disse que gostou deste dia diferente. Ela tomou duas vacinas e foi premiada por ter sido corajosa. “Eu queria agradecer a doutora que me vacinou. Ela fez eu perder o medo da vacina e fez eu acreditar que não dói”.
O projeto Esperança é uma iniciativa da prefeitura de Altamira e atende atualmente 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Eles recebem atividades educativas, culturais e esportivas nos períodos em que não estão na escola, e, periodicamente, o projeto também oferece esses atendimentos em saúde.
“A parceria com a secretaria de saúde é fundamental porque logo no início do relançamento do Projeto Esperança, nossos meninos e meninas eram bem magrinhos. Hoje estão crescidos e com mais saúde”, afirmou Ana Ariles Guerra.