Altamira sediou pela primeira vez na história o Campeonato Paraense de Kickboxing, realizado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Delegacia Estadual de Kickboxing, a Confederação Brasileira de Kickboxing, a Associação Mundial de Organizações de Kickboxing e da Confederação Pan-americana de Kickboxing.
Ao todo, mais de 50 atletas de Altamira e região participaram do campeonato nas modalidades Ki, Low Kick, Kick Light e Light.
O kickboxing é um esporte de combate em pé, fundamentado em chutes (kick) e socos (boxing), praticado com objetivos de defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato. Atualmente, o esporte é popular em todo o mundo, com competições internacionais realizadas regularmente
Maria Eduarda Sanches participou do campeonato e consagrou-se campeã da modalidade Point Fight. A atleta destaca a importância do torneio. “É muito importante para a questão social dos jovens poderem participar e se incluir em algum esporte e também muito importante para a gente que é atleta de kickboxing poder se ranquear para poder lutar no campeonato nacional”, relata.
O atleta Keven Carvalho, campeão brasileiro de Kickboxing em 2021 e bicampeão da Copa do Brasil em 2023, conta que o campeonato paraense é um momento de preparação para o campeonato nacional. “O Kickboxing aqui em Altamira está crescendo a cada dia mais com atletas como eu, a Maria Eduarda, tem outros atletas que vão participar do primeiro Campeonato Brasileiro, adquirir sua primeira experiência, e o campeonato paraense é uma oportunidade para os atletas daqui pegarem ritmo e chegarem prontos para o campeonato brasileiro”, afirma.
O coordenador do evento, Ronildo Carvalho, comemora o grande número de participantes e o alto nível dos atletas na competição. “Hoje temos em média 50 atletas participando, inclusive atletas de Marabá, Vitória do Xingu e Uruará. Então isso faz com que o nosso nível de competição seja alto. É muito bom, é gratificante ver a quantidade de atletas de kickboxing que vêm crescendo, que vêm competindo em Altamira e na região. Então isso é muito importante pra gente, para que o nosso esporte cresça, para que nós tenhamos atletas melhores ranqueados e que possam ser campeões nacionais”, celebra.
Confira os campeões por modalidade:
Ringue infantil
Modalidade: Point fight infantil – João Pedro Henzo
Modalidade: Point fight – Sub 17 – 50 quilos – Maria Eduarda
Modalidade: Kick light – 55 quilos – Mariana Correia
Modalidade: Kick light masculino sub 17 – 63 quilos – Rafael Fontenele
Modalidade: Kick light – 55 quilos – Gabriel Rodrigues
Modalidade: Kick light – Adulto Kassio Tavares
Ringue masculino
Modalidade: Low kick – 60 quilos – Derivam Vieira
Modalidade: Low kick +91 quilos – Fernando Celestino
Modalidade: K1 – 71 quilos – Pedro Paulo
Modalidade: K1 – 81 quilos – Leno
Modalidade: K1 – 63 quilos e 300 gramas – Keven Carvalho
Ringue feminino
Modalidade: Low kick – 55 quilos – Luana Neves
Modalidade: Low kick – 70 quilos – Karla Luz
Modalidade: Low kick + 70 quilos – Gabriele Karoline