Após diálogos e fiscalização, prefeitura de Altamira desocupa boxes que não estavam sendo usados pelos proprietários

Uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Planejamento (SEPLAN), Segurança Pública (SEGMUC), Assistência e Promoção Social (SEMAPS), Agricultura (SEMAGRI) e Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (SEMOVI), no início da manhã deste domingo (20/03), realizou a desocupação de 17 boxes, previamente notificados, no Camelódromo municipal. Aproximadamente 50 servidores participaram da ação.

Foram feitas previamente algumas ações de fiscalização no Camelódromo, em dias e horários diferentes. Num levantamento minucioso, a prefeitura de Altamira identificou que muitos dos boxes destinados a profissionais autônomos, encontravam-se em desuso ou servindo de depósito, e fez uma convocação pública, com prazo suficiente para que os proprietários retirassem as mercadorias pessoais depositadas de forma irregular.

Após o fim do prazo estabelecido, equipes de fiscalização da Seplan, com apoio da Guarda Municipal, assistentes sociais e servidores da Semovi e Semagri, realizaram de forma organizada, a retirada das mercadorias dos proprietários que não cumpriram a convocação pública realizada.

Além do Camelódromo, foram identificados sendo sete (7) boxes na praça de alimentação na Orla do Cais, que também foram desocupados pelas equipes da prefeitura. Também outros espaços públicos, em duas praças, foram identificados sem uso, três (3) boxes na Praça da Independência e um (1) box na Praça Glauco Meirelles.

A iniciativa de desocupar os boxes que não estão sendo utilizados em diversos espaços públicos do município, teve o objetivo de permitir que os ambulantes que foram retirados das calçadas da 7 de Setembro, possam ser remanejados um local próprio e adequado, ocupando um espaço regular e digno, podendo trabalhar de forma tranquila e conseguir seu sustento, mas de forma organizada e ordenada dentro do município.

É importante ressaltar que, desde o ano passado, a Seplan vem realizando um trabalho de conscientização, orientação e cadastro de todos os vendedores ambulantes que desejaram se regularizar perante o município.