Às margens do Rio Xingu uma Força Tarefa realiza operação de limpeza e educação ambiental na Gleba Assurini

Após denúncia de que passageiros e usuários que utilizam a área do porto da balsa na gleba Assurini, estariam despejando lixo e resíduos, a prefeitura de Altamira reuniu na manhã desta quinta-feira, 10/03, uma força tarefa com cerca de 70 servidores das secretarias municipais da Gestão do Meio Ambiente (Semma), e de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi), com o apoio da Norte Energia, e retirou cerca de meia tonelada de lixo das margens do Rio Xingu. A ação levou também 4 máquinas que auxiliaram na limpeza do local.

Durante a ação, a equipe de fiscais da Semma alertou a população, falando sobre a importância da educação e conscientização de todos para manter a limpeza do local, conversando principalmente com os proprietários dos estabelecimentos que estão localizados na área.

Para reduzir os problemas com o lixo naquela área, a gestão municipal garantiu que a coleta de lixo, que antes acontecia apenas 1 vez na semana, agora passará a ser feita 2 vezes, e que também, mais contêineres serão colocados nas proximidades.

Durante a operação de Força Tarefa, a Semma também instalou placas, informando alertando sobre a LEI Nº 1.765/2007, que considera crime ambiental o despejo de lixo em áreas não permitidas, e o infrator pego em flagrante poderá ser autuado com multa que pode chegar até 50 mil reais.