Assentamento PA Lages recebe visita de técnicos e parceiros do plano Norte+Sustentável do governo federal

0

Na segunda-feira, 06/03, o município de Altamira recebeu a visita das equipes técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do governo federal, foram ao Assentamento PA Lages, localizado no Travessão da Firma, região da gleba Assurini, cerca de 90km distante do centro de Altamira. A ação é voltada para o uso sustentável do solo, pelos produtores de cacau, com técnicas que promovam o desenvolvimento, mas preservem a mata nativa. Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), participaram da visita, que pretende mapear a produção de mudas com o reflorestamento, através do plano Norte+Sustentável.

Carlos é agricultor na gleba Assurini, e recebe apoio e assistência técnica das equipes da Semagri. Ele conta que está muito satisfeito com a visita e com os trabalhos realizados em sua propriedade, pois beneficiam não somente ele, mas também os vizinhos.

“Tenho recebido benefícios da SEMAGRI com calcário e assistência técnica, além da manutenção dos acessos até a minha propriedade. Eu estou muito contente com essa visita e espero que continue sempre assim, me visitando e vendo no que podem melhorar na minha propriedade, e eu estou aqui para fazer o melhor. Fico contente e agradeço vocês de coração”, declara o agricultor.

Renata Miranda é secretária de inovação, desenvolvimento sustentável, irrigação e cooperativismo do MAPA. Ela conta que o objetivo da visita é formar um conjunto de atores para fortalecer as cadeias produtivas locais em um ambiente tão especial como esse, de boa convivência com a floresta.

“Conseguir aumentar emprego, renda e fortalecer cada uma das cadeias produtivas que interagem e convivem tão bem com a floresta, é nosso principal objetivo. Esse bioma daqui é muito especial. Esse é um esforço da SEMAGRI e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que chegue a cada um dos produtores”, declara Renata.

Quem apoia e presta assistência técnica para os agricultores locais é a prefeitura de Altamira, através da Secretaria de Agricultura, Semagri. O titular da pasta, Marcônio Paiva, acompanhou a visita às propriedades, onde já presta uma assistência e já tem serviço consolidado.

“Hoje tá se verificando a possibilidade de implementar projetos agroflorestais junto a secretaria de meio ambiente de Altamira. É uma oportunidade ímpar para a gestão alcançar cada vez mais produtores e disponibilizar todo recurso que a secretaria tem”, conclui Marcônio.

São iniciativas que promovem o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão produtiva de agricultores, através da implementação de estratégias, técnicas e processos produtivos ambientalmente sustentáveis.

Além de representantes do Ministério, também participaram da visita a Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que são parceiros no projeto Norte+Sustentável, que promove a convergência das políticas públicas agropecuárias e o ordenamento do território da Amazônia Legal, por meio da regularização fundiária, adequação ambiental e da produção.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade