ATENDIMENTOS NA UPA DE ALTAMIRA ULTRAPASSAM 6 MIL USUÁRIOS EM MARÇO

A Unidade de Pronto Atendimento, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou dados do relatório mensal de março dos atendimentos da unidade.

O relatório mensal de procedimentos e atendimentos realizados pela Unidade de Pronto Atendimento, UPA – de Altamira mostra que, durante o mês de março de 2021, 6.455 pacientes de Altamira e dos outros 8 municípios da região Xingu, e também, pacientes de outras cidades, precisaram de algum tipo de acolhimento médico de urgência e emergência na unidade. Os dados mostram que a média diária de atendimentos ficou em torno de mais de 205 atendimentos.

O número de atendimentos na UPA sofre uma queda, após o dia 19 de março, com o início do atendimento das Unidades Sentinelas, passando de mais de 209 atendimentos por dia para menos de 190.

Dentre os atendimentos feitos ainda no primeiro acolhimento, somente 15 pacientes foram classificados na cor vermelha, como de emergência. 1.705 foram na zona amarela, classificados como urgentes, 4.278 foram classificados na cor verde, de pouca urgência. E, 457 pacientes que procuraram acolhimento foram classificados na cor azul, não urgente.

A UPA conta com um quadro de servidores de 178 profissionais e recebe além de Altamira, pacientes vindos dos outros 8 municípios da região do Xingu, e ainda pacientes de Placas. No mês de março, foram 78 acolhimentos de pacientes de outras cidades, sendo Vitória do Xingu (16), Medicilândia (16) e Brasil Novo (18), os que mais tiveram procura de atendimento de saúde. Em seguida aparecem Anapu (8), Senador José Porfírio (3), Uruará (1), Porto De Moz (2), Pacajá (1), Placas (2). A UPA atendeu também 10 pacientes de outras cidades e um (1) alojado no hospital que atende a vila da UHE Belo Monte, em Vitória do Xingu.

A UPA oferta além do atendimento médico emergencial, exames de radiologia e de laboratório. Em março de 2021, 1.243 pacientes precisaram dos serviços de radiologia e 2.750 exames foram realizados, totalizando 3.993 atendimentos. O relatório aponta ainda que o laboratório teve 1.434 pacientes atendidos e 6.313 exames realizados, totalizando 7.747. É importante ressaltar que o número de exames sempre será maior que o total de pacientes, pois tudo depende das solicitações feitas no atendimento médico.

O relatório aponta que entre os atendimentos feitos, 268 pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde, sendo 171 encaminhados para o Hospital Geral de Altamira (HGA), 47 para o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) e 50 pacientes para o Hospital Santo Agostinho (HSA).

Apesar da pandemia e das medidas do Ministério da Saúde que pedem o distanciamento e o isolamento social por conta do alto contágio do novo coronavírus, somente no mês de março 172 pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento, e foram atendidos após sofrerem acidentes de trânsito.