O Cadastro Único de Altamira, que funcionava em horário normal de expediente comercial, com pausa para o almoço, passou a atender em horário estendido desde o dia 22 de maio. A mudança no horário também passou a valer para os profissionais do Cad Único que atendem nas localidades rurais e ribeirinhas do município, nos distritos Castelo de Sonhos, Cachoeira da Serra, Vila Cabocla, Vila Canopus e nos três Centros de Assistência Social (CRAS) da cidade.
Agora o usuário terá das 8h às 14h para procurar o Cadastro Único, que está localizado na Avenida João Rodrigues, 1183, bairro Jardim Uirapuru. Outra mudança é quanto aos dias de atendimento, que antes era de segunda a quinta-feira e agora passa a ser a ser de segunda a sexta-feira. O objetivo é beneficiar os usuários que só tem o horário do almoço para resolver a sua situação junto ao órgão, e também garantindo a todos um dia a mais de atendimento na semana.
“Vamos fazer o nosso atendimento, voltado pra quem realmente precisa, praquelas pessoas que são cadastradas no Cadastro Único e beneficiárias do bolsa família, que estão com os cadastros desatualizados, não deixem de vir, trazer as suas documentações originais e fazer seu cadastro, explicou Lucenilda Lima, coordenadora do Cadastro Único de Altamira.
O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. Ele foi criado pelo governo federal, mas é operacionalizado e atualizado gratuitamente pelas prefeituras. Atualmente 28 programas federais utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros.
“Ficou melhor agora esse horário do que o de antes. Agora posso vim e resolver tudo porque quem mora longe fica até difícil de chegar aqui e esse horário de almoço eu já aproveito e faço tudo de uma vez,” relata dona Joserene Cunha.
Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. A inscrição no Cadastro Único garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.
A dona de casa Stephane Lima, que estava com seu filho de colo, também aprovou a mudança do horário atendimento do Cad Único, “porque às vezes eu vinha, ficava esperando no sol, e mesmo sendo prioridade ainda demorava um pouco. Agora a questão do horário de almoço venho rapidinho e dá tempo de resolver as coisas no CadÚnico.”