No terceiro dia de cadastro para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Altamira, o atendimento foi destinado para pessoas com as iniciais M, N, O, P e Q, recebeu centenas de pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro.
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps) e demais secretarias da Prefeitura de Altamira, esclareceram dúvidas e orientaram as pessoas presentes no Centro de Eventos Vilmar Soares, em busca da tão sonhada casa própria.
Em mais um dia de apoio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibilizou uma ambulância para atender eventuais emergências. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Articulação da Cidadania (Segmuc) também participou da força-tarefa, com a presença de agentes da Guarda Municipal e do Demutran, para garantir um processo seguro e organizado.
Ao longo do dia, foram realizados 912 atendimentos, com 779 cadastros concluídos. 133 pessoas não conseguiram finalizar o processo por erro ou ausência na documentação.
Dados de cadastros
O primeiro dia de atendimento, 03 de dezembro, teve um total de 2.500 atendimentos e 1.285 cadastros foram concluídos. Outras 1.215 pessoas não concluíram o cadastro por erro ou ausência na documentação exigida.
No segundo dia de cadastramento, 04 de dezembro, foram realizados 1.500 atendimentos, desses, 1.129 pessoas concluíram o cadastro. Já 371 pessoas, não concluíram o processo por ausência ou erro na documentação exigida.
Todos os critérios, requisitos e documentos exigidos pela Prefeitura para o cadastramento, estão de acordo com a portaria de número 738, de 22 de julho de 2024, do Ministério das Cidades. A portaria está publicada no Diário Oficial da União e disponível para consulta no link abaixo.
PORTARIA MCID 738 DE 22 DE JUL 2024
Vale ressaltar que a Prefeitura realiza apenas o cadastramento para a seleção do programa. Quem irá, de fato, fazer a seleção para os 504 apartamentos destinados para Altamira, será a Caixa Econômica Federal, a partir dos cadastros repassados pelo município.
Cadastramento ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Altamira
Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, é o último dia de cadastramento e será destinado para pessoas residentes em Altamira, com as iniciais R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.
Os atendimentos são por ordem de chegada, no Centro de Eventos Vilmar Soares, localizado no bairro Sudam I, na avenida Jader Barbalho. Os portões são abertos às 08h e fechados às 16h.
Para realizar o cadastro é necessário a seguinte documentação:
Documentos pessoais
– Original e cópia da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
– Original e cópia do CPF;
– Original e cópia do Título de Eleitor, com local de votação em Altamira;
– Original e cópia de Certidões de Nascimento e/ou CPFs dos filhos menores de 18 anos;
– Pessoas com deficiência devem apresentar a original ou cópia do Laudo Médico atual com identificação médica e CID.
Estado civil
– Solteiros: Apresentar a original e cópia da Certidão de Nascimento:
– Casados: Apresentar a original e cópia da Certidão de Casamento:
– Conviventes: Apresentar a original e cópia do Contrato de União Estável ou o companheiro (a) está inserido no Cadastro Único;
– Divorciados: Apresentar a original e cópia da Averbação de Divórcio;
Comprovante de residência
– Aluguel ou casa cedida: Apresentar o Comprovante de Residência e preencher auto declaração de moradia, no ato da inscrição;
– Demais situações: Apresentar o Comprovante de Residência no nome do (a) candidato (a) ou no nome de alguém do grupo familiar;
Comprovante de renda
– Apresentar a Carteira de Trabalho;
– Apresentar o Extrato do BPC ou do ‘Bolsa Família’, ou preencher a auto declaração de renda no ato da inscrição;
Cadastro Único
– Apresentar o Cadastro Único, registrado no município de Altamira, e com as informações atualizadas;
– Apresentar a Folha Resumo do benefício, que pode ser emitida no ato da inscrição.
A Secretária de Assistência e Promoção Social de Altamira (Semaps) está com um canal de atendimento disponível para a população, somente via WhatsApp, no número (93) 99162-7813, para esclarecimentos de dúvidas.
‘Minha Casa, Minha Vida’ em Altamira
Altamira foi contemplada com 504 apartamentos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Os apartamentos serão construídos dentro de um complexo habitacional no bairro São Francisco, em uma área de 350 mil metros quadrados, doada pela Prefeitura de Altamira.
O complexo vai contar com quatro quadras, em um total de 32 blocos, cada bloco vai contar com quatro pavimentos. As unidades habitacionais terão sala de estar, sala de jantar, banheiro, cozinha, dois quartos, varanda, lavanderia e área de circulação, em uma área de 59,73 metros quadrados.
Atendendo aos requisitos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ o complexo habitacional terá uma ampla área verde e condominial com biblioteca, sala de convivência e áreas de lazer.