A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), está realizando um mutirão de atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) no Centro Comunitário de Lazer e Trabalho do bairro Jatobá.
A ação segue até sexta-feira, dia 6, com atendimentos das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. O mutirão tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços do CadÚnico, especialmente para as famílias que precisam atualizar seus dados ou realizar novos cadastros.
Estão sendo ofertados todos os serviços normalmente disponíveis na sede, como atualização cadastral, inclusão de novos beneficiários, emissão de comprovantes de cadastramento e orientações sobre os programas sociais vinculados ao Governo Federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Segundo a coordenadora do CadÚnico, Luana Nataly, a ação é resultado de um relatório do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que identificou beneficiários com pendências na atualização cadastral. “O objetivo do mutirão é justamente facilitar o acesso da população, descentralizando o atendimento. Essa é uma estratégia para garantir que todas as famílias que precisam atualizar ou fazer seu cadastro possam ser atendidas sem precisar se deslocar até a sede”, destacou.
Após o bairro Jatobá, o CadÚnico também estará levando para outros bairros mutirões semelhantes, garantindo a inclusão de mais famílias nos programas sociais e fortalecendo a política de assistência em Altamira.