Com muita alegria, tinta, e é claro, farinha de trigo, os três alunos do Projeto Manus e os 30 alunos do Cursinho Popular, iniciativas socioeconômicas da prefeitura de Altamira para os jovens, comemoraram na tarde desta quinta-feira, 23/02, a aprovação no vestibular com uma carreata pelo centro comercial da cidade.
A conquista dos 30 alunos é fruto dos esforços, e também, da oportunidade que a prefeitura de Altamira proporcionou através do Cursinho Popular, iniciativa gratuita para jovens que não podem pagar cursos particulares.
Vitória Manoelly, aluna do Cursinho Popular, aprovada em pedagogia na Universidade Federal do Pará – UFPA, conta que durante os últimos anos estudou em casa como pôde, mas não conseguiu o resultado esperado.
“Eu tentei passar estudando em casa, mas só com a ajuda do Cursinho Popular eu tive a felicidade de conseguir ser aprovada. O Cursinho Popular me ajudou muito a conseguir meu sonho”, afirma a aluna.
O professor de Matemática do Cursinho Popular, Vagner Calixto, fala sobre a importância da iniciativa da prefeitura de Altamira para jovens do município que buscam qualificação com foco no futuro.
“A gente fica feliz vendo os nossos jovens podendo escolher o curso que querem. E saber que tenho alunos que escolheram a Matemática como sua profissão, me deixa muito orgulhoso”, ressalta o professor.
Erlan Azevedo tem exemplo dentro de casa. A irmã dele já conquistou o nível superior. Agora, é a vez de Erlan, que conseguiu uma vaga no curso que escolheu, graças ao Cursinho Popular. A aprovação em Matemática, na Universidade Federal do Pará – UFPA, vai transformar a paixão do aluno em profissão.
“Eu entendi a Matemática graças a um professor no 2ª ano do ensino médio, e de lá pra cá, eu aprendi e me tornei o melhor aluno da turma, com as maiores notas. A aprovação hoje, é graças ao meu esforço e ao Cursinho Popular da prefeitura de Altamira”, conclui o agora universitário.
Gabriel Gomes, de 17 anos, foi aluno do Projeto Manus, que tem como principal intuito preparar jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. A aprovação veio em dose dupla. Gabriel conseguiu passar em duas universidades, sendo uma a UFPA, na qual garantiu uma vaga no curso de Medicina.
“Sou muito feliz por ter participado do Projeto Manus, e ter tido essa oportunidade. Hoje, mais alegre ainda, por ter sido aprovado em dois cursos, aqui em Altamira e em Marabá. É muita felicidade”, conclui o calouro.
O Projeto Manus foi lançado em 18 de novembro de 2021, é mantido com recursos próprios do município e prepara jovens entre 16 a 18 anos para o mercado de trabalho, com estágio remunerado e a garantia do primeiro emprego.
O Cursinho Popular é gratuito e está na 2ª edição, tendo como principal missão preparar alunos da rede pública estadual, além de bolsistas integrais da rede particular, bem preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).