Canfex: Recorde de público e a consagração da cantora Dina Rosa como vencedora marcam o último dia do evento

0

A 2ª edição do Canto de Fé do Xingu (Canfex), promovido pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), chegou ao fim. Após três dias de apresentações de músicas inéditas e surpreendentes, que encantaram o público de mais de 400 pessoas que acompanharam os dias do festival no Centro de Eventos Vilmar Soares.

Realizado entre os dias 05 e 07 de junho, simultâneo ao III Concerto Ambiental, o evento proporcionou visibilidade e reconhecimento aos produtores da música cristã de Altamira.

Durante o evento, 21 intérpretes subiram ao palco com canções autorais ou para interpretar a letra de compositores, mobilizando cantores, compositores e diversas denominações religiosas, que acompanharam e torceram fervorosamente para seus artistas favoritos.

Na grande final, realizada dia 07 de junho, seis intérpretes subiram ao palco com as seguintes músicas: Webert Duarte, Robson Costa, Pamela Souza, Wemelly Kaity, Adriano Carreiros, Jones Jackson, Ciene Luz, Jair Mendes, Nethy Silva, Yasmim Gonçalves, Dina Rosa, Deusângela Sousa, em busca do prêmio de R$ 6.000 mil reais.

Missão difícil para os jurados Emanoel Santana Jorge, Elênio Sousa de Castro, Paulo Vieira e Grah Podanosk, que tiveram a responsabilidade de julgar e definir os três melhores cantores, a melhor letra e a melhor interpretação.

Foram três noites, muito boas com bons músicos, com bons intérpretes e foi muito difícil chegar ao resultado final. A gente conversou depois lá dentro, fazendo a somatória dos pontos e a gente viu que foi muito difícil. A diferença de pontuação foi pouca. Foi um ótimo festival, eu particularmente não conhecia muita gente que participou, então são novos talentos que aparecem. Então eu espero que continue rolando, que apareça mais pessoas, que a gente possa ter mais novidades e assim que eu acho que foi muito bom, foi muito bom mesmo”, declara o jurado Elênio Sousa de Castro.

O secretário interino de Cultura e coordenador do evento, George Paez, se surpreendeu com a qualidade e com a dedicação dos cantores. “Essa edição do Canfex teve uma qualidade muito alta, então a gente tá muito feliz de realizar esse evento e mobilizar tanta gente talentosa. A gente viu aqui uma entrega muito grande, quero deixar os meus parabéns a todos os campeões e os participantes”, afirma.

Vencedores

Após momentos de tensão e expectativa no ar, os jurados do festival concluíram a votação para a escolha dos vencedores, chegando ao seguinte resultado:

1° lugar: Dina Rosa
2° lugar: Ciene Luz
3° lugar: Pamela Souza
Melhor interpretação: Pamela Souza
Melhor letra: Andreia Saboia (interpretada por Dina Rosa)

Terceira colocada e vencedora da melhor interpretação, a cantora Pamela Souza, de 18 anos, da Igreja do Evangelho Quadrangular, destaca que o desempenho foi resultado do domínio que tem com a música de própria autoria. “[O meu diferencial] foi minha interpretação, porque eu consegui viver realmente a música, o que a letra estava dizendo, porque foi algo que eu escrevi. O meu objetivo não era somente ganhar, mas era tocar o coração das pessoas através da música. Eu não tenho palavras pra descrever, mas eu tô muito grata. Mas eu fiquei muito surpresa com esse terceiro lugar, estou muito feliz”, relata.

Vice-campeã do Canfex, a cantora Ciene Luz, de 20 anos, da Igreja Tabernáculo da Fé, relembra a preparação para subir ao palco e comemora o resultado. “Eu treinei bastante em casa e estou muito feliz com o resultado, mas estava bastante ansiosa. O festival foi muito bom, eu gostei muito. Apesar de muitas pessoas talentosas, eu consegui ter um bom desempenho”, celebra.

Campeã do festival, a cantora Dina Rosa, da Igreja de Deus no Brasil, intérprete da música ‘Homem de dores’, de composição de Andreia Saboia, agradece a realização do evento e relata que ficou surpresa com o resultado. “Esse festival foi um espetáculo, todos estão de parabéns, a organização e os cantores. Fiquei muito surpresa com o primeiro lugar, estou participando pela segunda vez e dessa consegui faturar o prêmio”, comemora.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade