O curso que foi ministrado por profissionais da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) teve duração de 21 horas e encerrou na quinta-feira (08). Dos 40 profissionais que participaram dos primeiros dias, 15 deles foram selecionados para uma formação de facilitadores que serão responsáveis pela educação permanente dos servidores municipais.
“A gente fica bem satisfeito, porque houve um retorno bem positivo desse encontro, e no fundo é um convite para participar de um processo que vai iniciar agora nas unidades de saúde, e uma oportunidade para todo mundo participar do plano municipal de saúde e plano de educação permanente”, ressalta Júlio Cesar, professor pesquisador da FIOCRUZ.
Fernanda Lago é psicóloga e será uma das facilitadoras. A profissional avaliou o curso de capacitação como positivo para os servidores da saúde municipal.
“A gente acaba adquirindo conhecimento e depois transmitindo para novas pessoas, novos colaboradores em vários locais de saúde”, afirma Fernanda Lago.
No entendimento do Professor pesquisador da FIOCRUZ Júlio Cesar, os profissionais escolhidos para serem os facilitadores estão preparados para levarem o conhecimento adquirido durante o curso ao alcance de todos os outros servidores do município.
“Eles estão sim capacitados e habilitados para poder conduzir, e a ideia era essa mesma, a gente poder formar um grupo para que eles possam reproduzir esse processo”, finalizou o professor pesquisador.
O treinamento voltado para os profissionais da Atenção básica e de urgência e emergência do município foi proporcionado pela prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), e teve como objetivo principal discutir o aprimoramento e melhoramento do atendimento ao público em todas as unidades de saúde.