Buscando atualizar o cadastro dos servidores ativos, inativos e pensionistas, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Altamira, o ALTAPREV, anuncia para o dia 15 de abril, o início do Censo Previdenciário do ano de 2023. Com o Censo, busca-se evitar pagamentos indevidos que representem prejuízos aos recursos administrados pelo Instituto.
O diretor executivo do ALTAPREV, Alan Uchôa, falou sobre a importante iniciativa do Instituto, que irá garantir que aposentados possam ter o seu direito garantido. “O Censo previdenciário nada mais é do que uma atualização cadastral de todas as pessoas que fazem parte do plano previdenciário do Instituto, ou seja, para o servidor ativo o senso é uma comprovação de vínculo e para o aposentado é uma comprovação de vida”, conclui o diretor.
O Censo Previdenciário de 2023 é obrigatório a todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, inclusive aos que obtiveram a concessão do benefício previdenciário por força de decisões judiciais, seja em caráter provisório ou definitivo.
Realizado obrigatoriamente a cada cinco anos, o censo permite que a administração pública atualize as informações cadastrais dos servidores municipais, que devem ir presencialmente ao ALTAPREV, onde será realizado o registro biométrico e captura de imagem facial do beneficiário, viabilizando a elaboração de ações de gestão, educação previdenciária.
O aposentado Manoel Acácio elogiou o atendimento da gestão e a forma como vem tratando os servidores públicos municipais. “Atualizar o cadastro, e é uma forma de transparência para os servidores aposentados, que dedicaram muito temo de suas vidas em prol do município, e a biometria e o reconhecimento facial são benéficas para que não haja problemas em bancos ou fraudes”, ressalta o beneficiário.
Wagner Costa é o diretor de benefício do AltaPrev, e explica como será feita a organização do Censo para que todos os aposentados e pensionistas sejam atendidos. “Inicialmente iremos atender os beneficiários aposentados e pensionistas, das 08h da manhã até as 14h, durante 30 dias corridos, e após isso o atendimento será destinado para todos os servidores efetivos e concursados do município, garantindo a atualização da documentação em nosso sistema”, informa Wagner.
Para os beneficiários que residam em outro município ou estado, o diretor do ALTAPREV, Alan Uchôa, explica que é possível a modalidade de recenseamento à distância, através do preenchimento das fichas de cadastro disponibilizadas na página do instituto ALTAPREV – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Altamira.
É importante ressaltar que o não comparecimento à pesquisa, acarretará na suspensão do pagamento dos benefícios. E, após 90 dias corridos, o benefício poderá ser cancelado.
Atualmente, o ALTAPREV possui 519 beneficiários, tendo feito a aposentadoria de 87 servidores, nos anos de 2021 e 2022.