Cerimônia de abertura do período Defeso é realizada na sede da SEMMA em Altamira

0

Com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Colônia de pescadores, Secretaria de Agricultura (Semagri), e comerciantes que atuam com a comercialização do pescado, a Secretária da gestão do Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã da quarta-feira (16), a abertura do Período Defeso em Altamira.

O intuito do evento foi orientar os pescadores profissionais e amadores, bem como a população em geral, a respeito da importância da conservação das espécies e manutenção dos recursos pesqueiros do Rio Xingu.

O período defeso que iniciou no dia 15 de novembro, vai até o dia 15 março de 2023, e surge como uma estratégia de manejo para que no período de proteção à reprodução natural dos peixes (a piracema), seja proibida a pesca em épocas de reprodução ou recrutamento, para assegurar a reposição dos estoques ou ganho em peso dos indivíduos que o compõem.

Ainda durante o evento, a Semma disponibilizou uma cartilha do Defeso, que contém as noções técnicas sobre a legislação vigente para o período do Defeso. A Semma ressalta que nesse ano de 2022, as fiscalizações serão intensificadas pela prefeitura de Altamira.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade