O segundo dia do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat Xingu, registrou a impressionante marca de 48 mil visitas.
A programação começou logo pela manhã desta sexta-feira, 27 de junho, com a realização do Fórum da Cacauicultura da Transamazônica e Xingu. Sob o tema “A cacauicultura como vetor de desenvolvimento sustentável na região Xingu”, o encontro reuniu mais de 200 produtores de cacau e chocolate, que participaram de uma série de palestras técnicas sobre produção, manejo e o futuro da cadeia produtiva.
Entre os assuntos abordados estavam o controle da monilíase, o selo de produção artesanal para as fábricas de chocolate, os processos de fermentação das amêndoas de cacau, as práticas corretas de adubação e calagem, além da importância da verticalização da produção e das perspectivas para a cacauicultura regional.
No período da tarde, as atividades abertas ao público ganharam destaque. O Túnel Sensorial foi novamente uma das atrações mais procuradas, proporcionando aos visitantes uma verdadeira imersão na floresta amazônica. Já na Feira de Chocolates e Produtos Derivados, mais de 80 expositores apresentaram e comercializaram uma variedade de produtos.
Outro ponto de grande visitação foi a Floresta Tecnológica, onde o público pôde conhecer de perto o cultivo do cacau, vivenciando a experiência de uma lavoura no coração do evento.
O festival também está movimentando a economia de Altamira. Na Praça da Agricultura Familiar e na Alameda do Artesanato, os expositores comemoraram um dia de vendas aquecidas e bons resultados.
Na Cozinha Show, os chefs Léo Modesto, Lionel Ortega, Mariana Corbetta e Flávio Ámoeddo surpreenderam com receitas inéditas que encantaram o público, tornando o espaço um verdadeiro espetáculo gastronômico.
Quem também se encantou com as atrações do segundo dia do Chocolat Xingu foram as crianças. Dezenas delas participaram ativamente das programações oferecidas no Espaço Kids e no Cozinha Kids, onde puderam se divertir, aprender e explorar o universo do chocolate de forma lúdica e interativa.
Enquanto isso, no Ateliê, o mistério segue no ar: qual será a imagem da escultura desta edição? O que já se sabe é que a escultura terá 250 quilos de chocolate e a cada dia está ganhando forma com o trabalho intenso da chef Tati Benazzi.
Neste segundo dia de programação também foram anunciados os finalistas da fase final do Circuito Gastronômico.
A competição reuniu sete estabelecimentos de Altamira que tiveram que incrementar o chocolate em suas receitas.
E quem levou a melhor? Os pratos “Cacau da Amazônia”, do estabelecimento Vida Doce, “Caramuru”, do balneário do Luiz do Pedral e “Bolo Tentação de Chocolate” do Tacacá da Diana, foram classificados para a etapa final do Circuito que acontece no domingo, 29 de junho.
O dia foi encerrado com um show especial de Ney.com e banda, demostrando o talento e o carisma dos artistas da nossa Princesinha do Xingu.
O Chocolat Xingu 2025 é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap) e com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). A organização é da MVU Promoções e Eventos, idealizadora do Chocolat Festival.
O evento conta ainda com a parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e com o apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Sistema Faepa/Senar, da Secretaria da Agricultura Familiar do Pará, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Governo Federal.






