CMDCA promove a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Altamira promoveu, nos dias 12 e 13 de dezembro, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nesta edição, o tema abordado foi: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Os conferencistas buscaram refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

“Importante e necessário, esse evento que faz a sociedade altamirense refletir sobre a situação dos direitos humanos de suas crianças e adolescentes em tempos da pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo que a desafia a apontar caminhos para lidar com os impactos pós-pandêmicos causados na vida das crianças e adolescentes do município ”. Disse, em sua mensagem de abertura, Wangner Lopes Cruz, presidente do CMDCA em Altamira.

Na ocasião, os participantes assistiram à  Palestra Magna com a Psicóloga Sandra da Silva Vieira, coordenadora do Setor Psicossocial do Fórum da Comarca de Altamira, que explanou sobre o tema da conferência.

No segundo dia da conferência, houve a sequência da programação prevista e os conferencistas foram divididos em grupos de trabalho para a discussão dos eixos temáticos, que foram:

1 – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;

2 – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19;

3 – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;

4 – Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

5 – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -19.

Durante o evento, foi lançada a Campanha Papai Noel do CMDCA que tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Para que tudo possa se tornar realidade, o CMDCA conta com a ajuda de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança.

As cartas poderão ser entregues no CMDCA ou enviadas pela internet por meio deste link: https://sites.google.com/altamiraeduc.com.br/papainoeldocmdca/in%C3%ADcio

As crianças não alfabetizadas também poderão participar a partir de desenhos e com ajuda de adultos na escrita.

Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão Altamira e levarão as propostas elaboradas no município para a XI Conferência Estadual, a ser realizada futuramente.

Delegados titulares e suplentes eleitos para a XI Conferência Estadual.