Com apoio da prefeitura 19º FestFal celebra a cultura e fortalece tradições em Altamira

0

Durante três dias consecutivos, a Orla de Altamira foi iluminada pelas cores, magia das danças e exuberância do folclore amazônico, graças aos investimentos da prefeitura por meio da Secretaria de Cultura (SECULT). A 19ª edição do Festival Folclórico de Altamira (FestFal), organizado pela Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira (AGFAL), firmou-se como um evento que ressalta a cultura local e reforça tradições que cativam pessoas de todas as idades.

Sete grupos folclóricos se uniram para proporcionar um espetáculo magnífico, transmitindo os mistérios, beleza e riqueza do folclore amazônico por meio de coreografias e música.

A primeira noite do festival que aconteceu na quinta-feira (03), marcou a apresentação das rainhas em um concurso acirrado, e Jamilys Nogueira, do grupo Tradição Aparecida, conquistou o primeiro lugar, personificando a figura da mulher guerreira. Monalycy Santos, do grupo Cisne Branco, garantiu o segundo lugar, enquanto Any Michelle, do grupo Beija Flor, ficou com a terceira posição.

No domingo (06), diretores e participantes dos grupos folclóricos estiveram no Teatro Municipal para acompanhar a apuração dos resultados. Com cada anúncio das pontuações dadas pelos jurados, a tensão e emoção tomavam conta da plateia. O grupo Tradição Aparecida foi coroado com o título de 1º lugar do FestFal 2023, reconhecendo suas performances marcantes e dedicação exemplar. O grupo Cisne Branco conquistou o 2º lugar, enquanto o grupo Rosa dos Ventos garantiu a 3ª posição. A 19ª edição do Festival contou ainda com o encanto dos grupos Flor da Juventude, Explosão Bela Vista, Cheiro do Pará e Beija Flor.

O Festival Folclórico de Altamira não apenas cativa os sentidos, mas também reafirma o orgulho que a comunidade sente por suas raízes e a celebração de nossa diversidade cultural. Com um olhar voltado para o futuro, Altamira e seus talentosos grupos folclóricos continuam a trilhar o caminho de preservação e renovação cultural.

Fotos: Evair Almeida

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade