Conheça a história do Jair, vencedor do Talental de Altamira, que decidiu estudar fora depois de ter sido motivado pelo que o show de talentos proporcionou na vida dele.

0

“Trilhar o caminho, a trajetória do concurso me trouxe muitos presentes, além do prêmio do Talental mesmo”, disse Jair, o vencedor do Talental, Concurso de Talentos, promovido em 2023 pela prefeitura de Altamira.

 Natural de Itacoatiara (AM), filho de altamirense, cheio de sonhos e desejos de mudanças de vida, Jair Fernandes, um jovem de 20 anos, veio morar em Altamira no ano de 2021, ao acompanhar a mãe que tinha o desejo de ficar mais próxima à família dela. E nessa temporada de 03 anos na cidade, aproveitou a oportunidade de participar de um concurso de talentos da terra. E o final dessa história foi a conquista do prêmio de 1º lugar no Talental.

 “Vi no Talental uma oportunidade para algo maior, e logo conversei com uma amiga de Manaus sobre o concurso, pedi ajuda, apoio, porque queria participar, não queria perder aquela oportunidade, mas batia uma certa insegurança e ela me incentivou e me ajudou, mesmo à distância, a gravar o áudio que eu precisava enviar para concluir a inscrição”, expressou Jair.

Filho mais novo da família, Jair tem 03 irmãos (02 meninas e 01 menino) e a mãe cria duas netas que Jair as considera como irmãs. Ele, a mãe e essas “duas irmãs” embarcaram de ônibus para Curitiba na segunda semana de fevereiro, rumo a um sonho que foi despertado pelo Talental. A família mergulhou no sonho de Jair e foi embora sem definição de moradia por lá, o único apoio que estão contando de receber é da Igreja (Vinyard). Ele escolheu Curitiba por causa do curso que pretende fazer, acredita que lá vivenciará o melhor para alcançar o futuro desejado.

Depois de cursar 1 ano e meio de Arquitetura e 1 ano de Pedagogia, Jair Fernandes desistiu dos dois cursos e conta que sempre soube que tinha algo que gostaria muito de fazer, e que ainda não havia descoberto. Desde criança gostava de ouvir música, a irmã tinha muitos dvds e eles ficavam assistindo a shows, clipes, além dos musicais. A música era uma rotina em casa. Ele ressalta que sempre gostou da área artística, destacando a música e o teatro. Sempre esteve envolvido nesse segmento, mesmo que fosse cantando ou atuando na igreja, gosta de estar inserido em grupo de atividades culturais.

Após a realização da inscrição no concurso de talentos de Altamira, o Talental, Jair passou a vivenciar a emoção, a expectativa, o desejo de ir além. A cada etapa era um novo universo dentro daquela experiência singular. Ele conta que teve muita dificuldade em definir qual música cantaria na final. “Eu queria ter uma escolha assertiva e consegui, valeu a pena a demora com a escolha e definição”.

Jair já está matriculado na PUC, em Curitiba, pré-aprovado na bolsa de 100% ProUni/ENEM, no curso de Teatro e pretende mesclar o Teatro com aulas de Canto Lírico para mergulhar de fato nesse universo e nicho cultural dos sonhos e objetivos de vida. E a expectativa, enquanto profissional é participar de musicais, de peças de ópera, novelas e filmes.

Evani Barbosa, mãe de Jair, disse que sempre apoiou e incentivou os filhos em suas decisões. “Talental mudou a rotina de todos nós, após a final do concurso, Jair tomou coragem e decidiu sair de Altamira em busca da realização dos seus sonhos”, afirma.

 O jovem ressalta que é muito grato ao Talental, na verdade ele exterioriza um sentimento de muita gratidão a todos os envolvidos com a produção do concurso, especialmente à gestão municipal. “Muito obrigado por essa iniciativa, por esse concurso!”. Aos jovens altamirenses, Jair também deixa uma mensagem, “Acreditem nos seus sonhos, tenham foco, persistam com muita fé!’.

 Para a prefeitura de Altamira é uma honra ter contribuído para o despertar do sonho de um jovem como Jair, com grande e reconhecido potencial para as artes, e sem dúvida dono de um futuro promissor e de sucesso. “O Talental é a chama que acende talentos e ilumina vidas. Na arte e na cultura, encontramos a transformação que eleva a alma e inspira sonhos. No caso do nosso querido Jair, que cada palco seja um novo começo e cada aplauso, um impulso para que ela possa voar mais alto,” disse Marcelo Dias, Secretário Municipal de Cultura.

 “A gestão municipal está de parabéns pela iniciativa e empenho dedicado a esse concurso que meu filho participou. Iniciativas desse tipo ocupam a mente e o tempo dos jovens e isso evita que eles sigam caminhos ruins”, destacou dona Evani Barbosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade