CONHEÇA O TREINAMENTO DO INTEGRANTE DA GUARDA MUNICIPAL QUE É BOM PRA CACHORRO

Em Altamira o encarregado de encontrar drogas e armas, nas operações das forças de segurança, é um personagem já conhecido ‘pras’ bandas de cá, e tem um nome pra lá de imponente, estamos falando do cão Uchiha Baluarte dos Anjos.

Os fãs do desenho de origem japonesa Naruto, conhecem bem o nome. Mas, o nosso Uchiha altamirense vive no canil que fica na sede da guarda municipal de Altamira, e com apenas um 1 ano e 9 meses, já colaborou em pelo menos, 15 operações policiais.

“Sendo que de todas elas, ele já nos ajudou em, pelo menos sete operações, a encontrar entorpecentes”, afirma o guarda municipal Oliveira De Lima.

A manutenção do treinamento do cão farejador acontece toda semana. O guia esconde um tablete de drogas em um desses canos de PVC, e Uchiha precisa localizar, e ele passa pelo local e volta rapidamente, indicando o lugar certo onde o entorpecente está escondido.

“Eu faço o treino no PVC, porque é algo que você lava fácil. E pra colocar o odor lá dentro, eu uso luva para não contaminar o material de trabalho com o meu cheiro, pois senão, acabo condicionando o cão a encontrar o meu cheiro e não é a nossa intenção, que é ensinar odores específicos pra ele”, declara o agente Oliveira De Lima da GM.

A nossa equipe pediu então para trocar o local onde o entorpecente foi colocado, e em menos de dez segundos, o cão farejador indicou o lugar exato. O que para nós é um trabalho inteligente e preciso, para ele tudo não passa de uma brincadeira.

O objetivo dele, ao final das ações, sempre foi conseguir a bolinha. Agora, um teste mais realista, o tablete de drogas foi escondido dentro de uma moto, Uchiha já vai direto ao local sente o cheiro já na primeira farejada, se distancia um pouco para conferir, retorna e indica o esconderijo.

“As células olfativas que um cão tem é uma coisa fora de série, essa raça de cão possui, em média, 120 milhões de células olfativas, então não tem como enganar um animal desse. Você coloca onde quiser, que ele vai conferir tudo e depois ele vai voltar e sentar ou deitar, onde está o entorpecente”, comenta o Guarda Municipal.

O Uchiha ainda é considerado um cão filhote, e está sendo treinado para aprimorar ainda mais as suas técnicas.

“Ele começou a trabalhar há um ano, com 9 meses de idade, e na primeira operação ele já logrou êxito e encontrou armas e uma certa quantidade de dinheiro que estava com odor de algum material entorpecente e está aqui para ser usado pelas forças de segurança”, conclui Oliveira De Lima.