Corrida do Pórtico: Mais de 250 atletas participam de corrida em comemoração ao novo cartão-postal de Altamira

0

Um pórtico pujante, moderno e futurista. Localizado na entrada do bairro Buriti, o pórtico de entrada do maior município do Brasil, já é um símbolo de orgulho para os altamirenses.

Inspirado no Arco do Triunfo, o pórtico mede 10 metros de altura e 15 metros de largura. As estruturas se tornaram pontos de referência na região, atraindo olhares curiosos.

Para celebrar a inauguração do novo cartão-postal de Altamira, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), promoveu uma corrida de 5,8 quilômetros para 270 atletas.

Durante o percurso, os corredores desfrutaram de uma paisagem encantadora do pôr do sol e puderam ver de perto o novo monumento arquitetônico de Altamira.

O militar da reserva Francisco de Araújo Cerqueira, faturou o primeiro lugar na categoria ‘masculino 50 anos acima’. Para o atleta, a vitória na categoria foi resultado de muita preparação. “A corrida foi excelente, um lugar com umas ladeirinhas boas. Então foi do meu tipo, gostei demais. Eu estou sempre treinando, estou sempre me preparando. E isso aí nada mais é do que uma resposta daquilo que eu já faço. É um resultado positivo que eu sempre esperei. Muito bacana esse pórtico aqui. O município de Altamira já merecia ter um pórtico desse, para realmente mostrar que somos o maior município do Brasil”, relata.

Na categoria ‘geral feminino’, a primeira colocada foi a atleta Gleycyany de Oliveira. Para a professora, apesar do trajeto desafiante, foi uma corrida tranquila e também aproveitou para contemplar a nova paisagem de entrada de Altamira. “Foi um percurso bem desafiante, com muitas ladeiras. Mas corredor é assim, ele gosta de desafio. Nós estamos aqui pra superar todos eles. Estou muito grata pela vitória, esse é o resultado de todo o treinamento. A gente sofre no treino pra quando chegar no dia da prova, fazer uma excelente prova, buscando aquele tempo que a gente desejava. E eu alcancei. Esse pórtico é maravilhoso, Altamira, o maior município do Brasil e tá lindo, maravilhoso, parabéns!”, afirma.

Além da construção do pórtico, o bairro Buriti recebeu atenção redobrada pela gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’. Ao longo desses quase quatro anos, o bairro recebeu uma Unidade Básica de Saúde e têm recebido ações do projeto ‘Ilumina Altamira’, que está instalando iluminação de led em toda a entrada do Bairro. Graças a essas ações, atualmente, o José Sirino conta com orgulho que é morador e presidente da associação de moradores do bairro. “Hoje com essa obra maravilhosa e futurista, o bairro Buriti está em evidência e a gente agradece muito ao Poder Público. Antes o bairro Buriti era um bairro esquecido, hoje nós temos representação e nós agradecemos muito a Deus por tudo que está acontecendo, como a iluminação aqui na transamazônica, e antes era um bairro totalmente nas escuras e hoje nós temos aqui essa representação do Poder Público que tem demonstrado que o que prometeu vem sendo cumprindo. Eu, como presidente da Associação, só tenho a agradecer. Estamos muito felizes. Participei da corrida, estou com minha medalha de mérito, não consegui vencer nada, mas cheguei, fiz a minha parte e agradeço demais a Deus por tudo que tá acontecendo na nossa comunidade”, conta.

Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféu e medalhas, que também foram distribuídas para todos os participantes da corrida.

Momento único para a história de Altamira, onde nós estamos unindo o esporte e uma obra de infraestrutura que ficará marcada na história de Altamira. A primeira corrida do Pórtico foi um momento muito bonito para o bairro Buriti, mas também para todos os corredores, 270 inscritos que sem sombra de dúvidas lembrarão dessa corrida por muitos e muitos anos, pois foi lindo de ver o momento do pôr-do-sol unido com a noite e essa obra maravilhosa, a gente ficou muito feliz de poder fazer parte dessa história”, comenta Victor Conde, secretário de Esporte e Lazer.

Confira os vencedores das categorias gerais:

Geral Masculino
1°: Renato Alves Souza
2°: Leandro Silva Costa
3°: Adroaldo Miranda Silva

Geral Feminino
1°: Gleycyany Gomes de Oliveira
2°: Claudia da Silva Santos
3°: Maday Pinheiro Sousa

O resultado completo de todas as categorias está disponível aqui.

Texto: Antonio Luiz Ferreira – Ascom/PMA

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade