Escola desenvolve projeto para aproximar famílias com o ambiente escolar

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Com o intuito de realizar um trabalho conjunto entre família e escola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da EMEIF Esther de Figueiredo Ferraz, desenvolveu o projeto ‘Escola e Família: construindo novos caminhos’, com atividades que propuseram a participação da família na escola.

A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento das nossas crianças.

A escola deve possuir uma gestão democrática, capaz de incentivar a participação constante dos pais no ambiente escolar. Essa relação deve ir além dos encontros para discussão de questões burocráticas, como reclamações, boletins, reuniões, etc. É importante estar à disposição em horários mais acessíveis e demonstrar que a escola está aberta para o diálogo e novas sugestões.

A diretora da escola, Maise de Brito Moreira Souza, destaca que esse momento é muito importante para as famílias. “O projeto foi pensando em trabalhar a família na escola, então nós desenvolvemos atividades que envolvessem a comunidade dentro da escola. Nós trouxemos o posto de saúde do bairro, com vacinação tanto para as crianças quanto para os pais; trouxemos os acadêmicos de nutrição que palestraram sobre a importância da alimentação saudável; trouxemos também palestras ministrada pela psicóloga da divisão de Atendimento Psicossocial, na qual foi abordada, em um momento com os pais, a importância da participação dos pais na vida escolar das crianças; e ainda, ofertamos um curso de informática às famílias, na sala de informática da escola e junto com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) oferecemos o curso de panificação, foi um sucesso a nossa semana.”

A sintonia entre família e escola possibilita que o desenvolvimento da criança e o processo de aprendizagem sejam ampliados. Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de vivenciar experiências educativas na escola e no convívio familiar.

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