CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MÉDICOS E ENFERMEIROS MUNICIPAIS É REALIZADO COM APOIO DA SESMA

O curso de Atenção Integrada Às Doenças Prevalentes na Infância- (AIDPI), aconteceu na manhã da segunda-feira, dia 02 agosto, na escola Técnica Residência Saúde localizada na Rua Sete de Setembro.

A capacitação está sendo realizada través de uma parceria entre a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), Secretaria de Estado de Saúde através da Coordenadoria Estadual de Saúde da Criança, o 10º Centro Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Altamira.

“Essa parceria só foi possível também, graças ao apoio do município de Altamira, da SESMA ao qual disponibilizou seus profissionais para estarem participando nesse período de 5 dias do curso, ao qual tem o intuito de reduzir a morbi mortalidade de crianças de 2 meses a menores de 5 anos de Altamira e região do Xingu”, explicou Elizangela Gondim, Inf. Multiplicadora da OPAS.

A capacitação está sendo ofertada para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde com a finalidade de implementar a atenção integral à saúde das crianças de 2 meses e menores de 5 anos, através de uma metodologia que organiza, estrutura e dá assistência, qualificando assim os profissionais de saúde na atenção primária.

“Não só os profissionais vão ser capacitados, mas também os serviços já vão ser organizados. O importante não é só capacitar os profissionais, mas que os serviços fiquem organizados para poder atender esta clientela”, ressalta Selma Alves, Inf. Sanitarista de saúde da criança.

A capacitação permite a melhor resolução das condições mórbidas prevalentes na infância, como as respiratórias, as diarreicas e os agravos nutricionais. Pelo menos 30 profissionais estão participando da capacitação que deve ter duração de pelo menos 5 dias.

O curso está sendo ministrado por profissionais da rede CEGONHA que são multiplicadores capacitados pela OPAS, mas que também contam com o apoio da coordenação de saúde da criança da SESPA.

ASSISTA A MATÉRIA!