Com o objetivo de promover cidadania e oportunidades, a prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), reuniu famílias para aprenderem a fazer salgados de festa. O curso é uma iniciativa da prefeitura e contempla dez mulheres e um homem que foram selecionados do Programa Bênção, Projeto Manus e também da comunidade local.
“Eu tô desempregada, sem fonte de renda, e vim aprender a fazer os salgados pra ter uma renda e ajudar a família. E eu tô achando maravilhoso tudo aqui, e agradeço pela oportunidade deste curso e das amizades que eu fiz aqui”, disse grata a dona de casa Francinete Alves.
As aulas teóricas e práticas são ministradas por duas instrutoras e acontecem no Centro Educacional Profissionalizante (Cepro), de segunda a sexta-feira, durante meio período. O curso tem duração de 5 dias e tem a garantia de que os alunos saiam das aulas sabendo a fazer os salgadinhos para festas, uma atividade que tem crescido no mercado local, com espaço para todos os profissionais que iniciam a atividade autônoma.
Antonio Carlos Bezerra disse que assim que soube do curso gratuito, ele e a esposa correram para se inscrever, pois pensam em entrar neste ramo dos salgados. “Eu quero ter o certificado do curso e me aperfeiçoar nos salgados. A minha esposa sempre teve vontade de mexer com salgado, e ela viu o curso e nós viemos nos inscrever. Eu só tenho a agradecer à prefeitura e à Semaps por essa oportunidade”, reforçou Antonio.
Elizane Carrero, coordenadora do Cepro, disse que “o Cepro tem uma vasta plataforma de cursos pra oferecer à cidade. A prefeitura é o nosso carro chefe, é quem nos proporciona o subsídio, os materiais dos cursos, e os nossos cursos são todos gratuitos, atendendo homem, mulher, criança, adolescentes, idosos”, completou.
Outros cursos já estão na grade para serem realizados no decorrer do mês de agosto. Será uma turma diferente por semana e a as inscrições já estão abertas para a comunidade local interessada. Os cursos são: corte e costura (com turmas manhã e tarde), pintura em tecidos (no período da tarde), bolos e doces (manhã e tarde), e salgados (tarde). Os interessados devem procurar o Cepro, que fica localizado na rua Acesso 2, sem número, bairro Aparecida, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
“O nosso olhar é para todos os públicos, mas procuramos atender a população que necessita de mais atenção, como o público dos Cras, dos Creas, e dos programas e projetos sociais da prefeitura. Queremos facilitar a essas famílias a saída da linha de vulnerabilidade, proporcionar o fortalecimento de vínculos e principalmente o empreendedorismo”, reforçou a coordenadora Elizane.