De Altamira para o Brasil: ‘Rota do Cacau ao Chocolate’ ganha lançamento em Belém

0

Recém-lançado pela Globo, o remake de ‘Renascer’ leva o brasileiro às lavouras de cacau. O cenário é a Bahia, mas bem que poderia ser o Pará, que carrega o título de maior produtor de cacau do Brasil, com mais de 50% da produção nacional. Entre os municípios que se destacam na cacauicultura paraense, Altamira, no Sudoeste, é protagonista. E não apenas no plantio ou pela qualidade de suas amêndoas.

Investimentos em tecnologia, priorizando o cultivo sustentável, incentivo a pequenos e grandes produtores, além do fomento ao Turismo na região, abrem caminho para mais um passo no setor. E é justamente através do Turismo que uma nova empreitada avança no município, com um projeto pioneiro em toda a região Norte.

Criada pela Prefeitura de Altamira, a ‘Rota Turística do Cacau ao Chocolate’ é mapa exclusivo, desenvolvido para facilitar a descoberta das fábricas de chocolate locais, proporcionando aos moradores e turistas experiência única. O projeto tem parceria de iniciativas como Viverde Amazônia e Xingu Adventure.

Depois de ser lançado com sucesso em Altamira, o projeto cruza mais de 830 quilômetros com destino à capital paraense. Em Belém, a Rota, liderada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), será oficialmente lançada na quinta-feira, 25 de janeiro, às 11h30, no Restaurante Famiglia Sicilia. Um marco histórico para a região responsável pela maior fatia da cacauicultura brasileira.

A feira proporcionará aos visitantes e convidados a oportunidade única de conhecer e degustar os produtos locais, desde os grãos de cacau até os mais refinados chocolates artesanais. Os estandes não apenas exibirão os produtos, mas também oferecerão informações detalhadas sobre as empresas, o processo de produção de chocolate, a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva e o impacto positivo do turismo na comunidade local.

Um destaque do evento será o lançamento do material promocional da Rota, uma ferramenta indispensável para os visitantes que desejam explorar as fábricas e pontos de produção de chocolate na Região Xingu e Transamazônica. O guia detalhado e informativo será essencial para uma experiência turística completa e enriquecedora, com a colaboração de outras prefeituras da região.

Empresas que participarão do lançamento: Abelha Cacau de Altamira, Ascurra Chocolate de Medicilândia, Sabor e Arte do Cacau de Medicilândia, Santa Amazônia de Anapu, Cacau Xingu de Brasil Novo, Kakao Blumenn de Brasil Novo, Cacauway de Medicilândia e Fazenda Panorama de Uruará. Todas apresentarão suas empresas e seus produtos em uma feira dedicada, com a presença de prefeitos e secretários de turismo dos municípios da região Transamazônica, como Brasil Novo e Porto de Moz, além de Altamira.

Este evento não só oferece uma experiência sensorial enriquecedora, mas também possibilita a interação dos representantes das empresas com as práticas sustentáveis adotadas na produção de cacau e chocolate. É uma oportunidade única para estabelecer contatos valiosos e explorar as belezas naturais da região Amazônica do Pará, apoiar a produção sustentável e mergulhar na riqueza cultural e natural da região amazônica.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade