Demutran de Altamira investe em ações de educação no trânsito para reduzir acidentes

Iniciativa é uma das medidas para oferecer mais segurança a condutores e pedestres na cidade.

De janeiro a abril de 2023, 216 acidentes foram registrados na cidade de Altamira, localizada na região Sudoeste do Pará. A grande maioria desses registros é referente a colisões entre veículos, com 121 ocorrências, ocasionadas por imprudências e desatenções no trânsito. Os dados são do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demutran) de Altamira, que promove uma série de atividades de prevenção, conscientização e de sinalização nas ruas da cidade, buscando a redução nos números de acidente e a segurança de motoristas e pedestres.

Simulação de sinistro de trânsito

Entre as atividades realizadas ao longo do ano, estão fiscalização e blitz em vias da cidade, realização de blitz e ações de educação no trânsito em escolas, creches, sindicatos, associações, igrejas e empresas privadas, orientando condutores e pedestres com distribuição de panfletos educativos, exposições de faixas, peças teatrais e simulação de acidentes, buscando um trânsito cada vez mais seguro e gentil.

Além destas ações, a revitalização de sinalização de trânsito também é uma importante medida para ajudar a diminuir o índice de acidentes. Por este motivo, o setor de engenharia de tráfego do Demutran tem retomado os trabalhos de sinalização viária na cidade, com a realização de obras e manutenções que envolvem a instalação de placas de sinalização, a pintura de faixas de pedestres e de divisão de pistas, a colocação de semáforos e de sinalização luminosa, entre outras. Todas essas ações têm como objetivo garantir a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas que circulam pelas vias urbanas da cidade.

Maio Amarelo

Todas estas ações vêm de encontro com o “Maio Amarelo”. O amarelo simboliza atenção e também é a sinalização de advertência utilizada no trânsito. Por este motivo, as ações e campanhas educativas neste período são de grande importância para a conscientização da população altamirense contra os perigos no trânsito e a adoção de hábitos mais seguros.

“O Maio Amarelo chama a atenção para a educação no trânsito, na formação de cidadãos e condutores mais conscientes e gentis, facilitando a mobilidade de todos, assim reduzindo os números de sinistro no trânsito, que nos últimos anos tem tido um aumento considerável”, declara o coordenador de educação para o trânsito de Altamira, Gean de Sousa Silva.