Demutran realiza simulação de acidente para chamar a atenção para o Maio Amarelo

Quem passava pela Avenida Bom Jesus, no bairro Mutirão, nas primeiras horas da manhã chuvosa da quinta-feira, 18/05, podia ver na movimentada avenida, um grave acidente com as vítimas ainda ao chão, viaturas do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), organizando o fluxo de veículos, e ainda, uma ambulância de resgate com a equipe do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

Raimunda Rocha é moradora da região e conta que ficou assustada ao ver a cena.

“Estou em trauma, estou ainda, perdi até a ação de ir na padaria comprar um pão para o café da manhã. Eu não estava esperando ver esse fato tão triste, uma situação difícil para essas quatro pessoas”, comentou a moradora ao se deparar com o acidente.

Ao ser informada sobre a simulação, dona Raimunda levou um susto ao descobrir que a simulação, estava tão real, que foi difícil acreditar que não era um acidente.

“Fala sério, eu achei que era real, e é importante para as pessoas que tratam a coisa a sério, é uma coisa boa. Mas, tem muita gente que não leva a sério”, e conclui que “sabemos que essa cena é real, e acontece, mas tô mais tranquila em saber que é só encenação”, encerra a moradora.

Dados apontam que de janeiro a abril de 2023, 216 acidentes foram registrados na cidade de Altamira, tanto na área urbana quanto rural. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) registra uma média de 2 acidentes por dia no município. E, buscando reduzir os números, a equipe de educação no trânsito realizou uma simulação de sinistro de trânsito, chamando a atenção de quem passava pelo local.

“O objetivo dessa ação, que é uma ação em conjunto com vários órgãos de segurança, é justamente impactar, aproximar o máximo possível a população aos condutores de uma forma geral dessa realidade que são os altos índices de acidentes em nossa cidade com óbitos”, afirma o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Altamira, Manoel Filho.

A equipe da educação no trânsito atua diariamente nas ruas da cidade, e o agente Gean Cleiton, comenta sobre a necessidade de chamar a atenção para os acidentes envolvendo veículos.

“Essa simulação é justamente para mostrar para a população que a nossa vida é importante, então, motociclista ao pegar sua motocicleta use o capacete, jugular fechada, viseira baixada. Motorista use o cinto de segurança, vai carregar a criança, use o dispositivo de segurança que é a cadeirinha, o bebê conforto ou o assento de elevação e vamos respeitar os limites de velocidade e a sinalização do código de trânsito”, declara.